TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas

Monografias: Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Como se há de verificar, a diferença entre o tipo de organização mais flexiva e a burocrática, esta elencada nos fatos que seguem.

Um profissional autônomo tem que operar melhor do que quem está empregado, ou seja, numa zona de conforto a qual o freelancer não tem, é necessário ter uma boa rede de contatos para agir nesse mercado.É preciso gerenciar tarefas e limites de tempo para entregar um trabalho final com a qualidade esperada pelo cliente.No entanto, cada vez mais as pessoas procuram diferentes formas de granjear dinheiro extra, com isso notam que tem maior controle sobre sua vida profissional. Para os mais variados perfis e campos, ser freelancer pode ser um bom negócio.

Já numa organização burocrática é quase que impossível que se tenha qualquer controle sobre si, no que diz respeito à vida profissional, tudo fica muito restrito a tarefas operacionais rotineiras, regras, especialização, padronização e regulamentos muito formalizados.

Vivemos em um período em que serão indispensáveis novas formas de pensar, de agir e gerenciar nossas empresas. Esta é uma época marcada pelo acesso facilitado a informação, pela rapidez das mudanças e que requer maior celeridade das empresas na tomada de decisões, diferente da era passada, em que as decisões ficavam aguardando meses para serem tomadas.Essa exigência por maior agilidade nas decisões vai ao encontro do processo decisório dos modelos de gestão atualmente empregados pela grande maioria das empresas. Nesses modelos, as resoluções são tomadas com muita informação buscando diminuir o risco ao máximo possível, qualquer decisão, por melhor que ela seja, tem um alto nível de risco de estar errada até porque você nunca terá todos os elementos disponíveis, pois para tê-los exigirá muito tempo e a um custo muito elevado. Daí a necessidade de reavaliar os modelos de gestão de forma a abranger mais todos os níveis da empresa nesse processo.

Para isso, será preciso implantar uma cultura empreendedora na empresa que permita as pessoas a assumirem riscos e experimentar novas soluções. Quando tratamos de risco e experimento estamos sujeitos ao surgimento de erros durante esse processo, sendo esses que são alvo de punição nos modelos de gestão atuais, mas devem ser enfrentados como instrumento pedagógico nos modelos de gestão inovadoras.

Os modelos de gestão inovadores exigirão que seja criado um ambiente dentro das empresas que promova e impulsione o uso da criatividade dos funcionários e estimulando-os a experimentar suas idéias.

O Google, o Facebook e a IBM praticam formas parecidas de trabalho em suas organizações, usando de maior flexibilidade e se adaptando de forma mais abrangente ao mercado consumista.

Sendo conhecido por possuir uma cultura corporativa simples, como empregador é muito atrativo. A filosofia corporativa do Google agrupa princípios eventuais, assim como o Facebook, apesar de suas particularidades em se tratando de uma empresa como rede social.

A IBM por sua vez é uma das principais empresas que investe em pesquisa e desenvolvimento e mostra que o modelo tradicional de emprego, começa a perder espaço nas grandes organizações, abrindo suas portas e oportunidades as pessoas que querem trabalhar de forma mais liberal, sendo seus próprios patrões fazendo o que gostam em casa muitas vezes.

Nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com