TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas

Trabalho Escolar: Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 8

As organizações atuais estão voltadas para a flexibilidade, comprometidas em realizar mudanças, desenvolvendo novas ferramentas de trabalho e modalidades de gestão, para melhor atender as necessidades do mercado.

DESENVOLVIMENTO

As empresas adotam modelos de gestão para se manterem funcionais e organizadas como: hierarquias, regras, manuais de condutas, divisão do trabalho, caracterizando como uma organização burocrática. É comum esse tipo de organização, principalmente em empresas grandes, embora tendo esse segmento empresas como a IBM modificam suas estruturas organizacionais para melhor atender as mudanças no mercado, exemplo disso é a contratação de mão de obra externa, freelancers, onde o custo desta é menor e o lucro obtido é maior, pois, não existem vínculos empregatícios, são profissionais temporários para a execução de um determinado projeto a curto ou longo prazo.

A IBM é uma organização multinacional que possui matriz em um país e tem atuação em diversos outros, filiais em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão de obra barata. De acordo com o estudioso Max Weber uma organização burocrática prever o comportamento dos colaboradores e da organização, controla as atividades em busca da competência e eficiência, isso impede o desenvolvimento criativo dos funcionários, com uma gestão onde a flexibilidade é uma ferramenta presente, tornam empresas como a IBM mais competitiva no mercado atual.

OS MODELOS DE GESTÃO DAS EMPRESAS

IBM, Google e Facebook

Toda empresa adota um modelo de gestão para se manter competitiva no mercado, elas buscam extrair resultados de seus colaboradores da melhor maneira possível, os problemas enfrentados por elas passam por um processo de gestão, características que respaldam na Teoria Clássica, porém, não se pode atribuir a uma organização uma ou duas teoria somente, todas no seu contexto contribuíram para que hoje as empresas criassem o seu próprio modelo de gestão, observando a concorrência e as mudanças no mercado. A IBM criou um modelo de gestão chamado GSGI, um modelo de gestão internacional de serviços que aproveita a mão de obra de baixo custo e o capital intelectual onde houver a melhor oferta.

Nesse modelo foram criadas organizações independentes onde cada gerente de uma filial não adotava as soluções ditadas pela matriz, por entender melhor as condições onde a filial estava instalada e saberia qual o melhor papel deveria desempenhar mantendo o padrão global da empresa. Assim os serviços prestados a um cliente em uma determinada subsidiária poderiam ser aplicados ou não a outras unidades, sempre observando o melhor custo benefício.

O modelo de gestão da empresa Google é baseado em pequenas unidades de empresas independentes com um feedback intenso entre os colaboradores, um fluxo contínuo de informações e troca de ideias. Esse modelo de pequenas equipes dá uma maior autonomia aos seus colaboradores com pesquisa de opinião entre eles, recrutamento de voluntários para execução de projeto onde esses contribuem para a criação de um pequeno ou grande projeto, exemplo disso à criação de aplicativos para dispositivos portáteis o sistema Android, que tem inúmeros aplicativos criados por diversos profissionais espalhados pelo mundo inteiro, uma estratégia de gestão impressionante com o melhor custo benefício, onde não precisou de uma mão de obra grande por parte de seus colaboradores.

O segmento de negócio do Google é voltado para a publicidade com base em pesquisa, que direciona o usuário as suas respectivas pesquisas vinculadas a anúncios publicitários, um grande ponto positivo desse modelo de gestão que interage o usuário que busca informações e até mesmo algum produto ou serviço, que de certa forma faz com que muitas empresas queiram ver seus anúncios atrelados ao maior site de pesquisas do mundo.

O Facebook também tem um modelo de gestão parecido com o do Google, porém, inicialmente era um sistema, uma rede de comunicação entre jovens estudantes de uma universidade que acabou virando um dos negócios mais lucrativos da história do mercado mundial, ligados ao marketing e propaganda onde existem milhares de pessoas conectadas pelo mundo trocando e compartilhando informações.

O Facebook é um site de relacionamento parecido com o Orkut criado pelo Google, porém ele soube difundir essa rede de relacionamentos ao mercado de negócios, sua missão é servir os usuários como um mapa para encontrar, descobrir novas coisas com base no que outras pessoas que já conhecem e lhes recomendam, ou seja, influências de consumo, com isso o Facebook virou o centro das atenções, deixando para trás as propagandas de TV, rádio e jornal embora estes ainda vão continuar existindo.

Os aplicativos criados pelo Facebook também compõe o seu modelo de gestão, pois, vinculam conteúdos diferenciados como vídeos, fóruns, informações sobre produtos dentre outros anúncios publicitários, sistema de veiculação de anúncios baseados no perfil do usuário e de seus amigos o tornam uma ferramenta de grande interesse de pequenas e grandes empresas. As pessoas quando acessam a internet em busca de informação, relacionamento e diversão encontram tudo isso e ainda interagem com as empresas que querem um espaço nesse grande site de relacionamento, tudo se resume em poucos cliques, ou seja, compartilhando e trocando informações.

Pode considerar que o Facebook conseguiu ver uma possibilidade de negócio ao criar o site de relacionamento, combinado com publicidade e propaganda, diferentemente do Orkut criado. O Google tem um modelo de gestão parecido com o da IBM em criar grupos, empresas independentes da matriz, porém, aperfeiçoado com a criação do sistema de comunicação, ferramentas de comunicação melhoradas entre seus colaboradores e aquisição de trabalhos voluntários para realização de suas atividades, projetos, sem a necessidade de um esforço humano rígido.

Recursos argumentativos de um texto

Opinião não se discute, todos têm um ponto de vista diferente, mas os argumentos de uma opinião podem ser questionados por outros, assim precisamos de uma argumentação bem estruturada.

Nos fragmentos retirados do texto “Freelancers abrem espaço nas grandes empresas” (a, b) respalda com citação de pesquisas e números, com voz de autoridade, baseado em uma fonte confiável, argumento de prova concreta, onde existe uma prova para tal ocorrência, ideias de conformidade.

Em outra parte do fragmento (d, e), ocorre o discurso direto com voz de autoridade, onde para afirmar tal acontecimento à base para a sustentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com