TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas

Monografias: Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

Questões Propostas:

01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Resposta: As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, que são regidas pelo estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade, se baseam na impessoalidade. A multinacional IBM obedece apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país em que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos, estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas, oferecem serviços de infraestrutura na área de tecnologia da informação, possuem modelos de gestão bem mais flexíveis.

02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Resposta: Em empresas como Facebook e Google os colaboradores são incentivados a serem autogerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação. Não instale processos rígidos demais, nem barreiras que limitem a capacidade de inovação das pessoas. Promovem um ambiente com mais liberdade e com a capacidade dos seus funcionários em criar soluções simples e baratas, para problemas aparentemente complexos. O Google conta com um sistema de círculos de amigos, o Facebook conta com o sistema tradicional de lista de amigos. O Google é um site mais empresarial pois dispõe ferramentas de buscas, de localização e de finanças, como pagamentos via internet, umas dessas ferramentas dispõe do poder de comprar pela internet, fazer pesquisas , criar sites, etc.; E o Facebook é uma empresa que nos oferece contatos com outras pessoas, diversão, divulgação social, pois é uma rede onde amigos se comunicam e divulgam o que fazem.

3. A construção do sentido de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Resposta: Os fragmentos "a",'b" e "c" são recursos argumentativos de prova concreta e os fragmentos "d" e "e" são recursos argumentativos de autoridade. A diferença é que o de prova concreta aprenta estatísticas e o de autoridade apresenta algo dito por alguém que seja especialista no assunto abordado.

4. O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um último parágrafo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com