TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas

Artigos Científicos: Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS 3

2 REFERÊNCIAS 7

1 RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS:

1) A organização burocrática definida por Max Weber tem como característica principal a racionalidade do ponto de vida das atividades desempenhadas na organização. Sendo assim, nestas empresas a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica. A intenção da burocracia, em síntese, é amenizar as consequências das influencias externas à organização e, também, harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos através da competência e da ciência.

Hoje em dia, com todos os tipos de transformações tecnológicas e sociais vividas em nossa sociedade, vê-se nascerem alternativas eficazes para administrar. Opções transcendem o modelo tradicional com regras para um modelo flexível que exige do colaborador resultados, mas não o abafam com cobranças, normas que podem (segundo tais modelos) evitar que seus objetivos sejam menores que os esperados.

Desta forma, a flexibilidade de horários, a liberdade de um ambiente sem exigências permitem a tais colaboradores uma resposta operacional eficaz e concreta.

Portanto, tratar as diferenças desses dois modelos de gestão completamente opostos, se torna, de certa maneira, fácil, já que um modelo engessado em regras e formalidades não permite que seus colaboradores tenham tanta liberdade para demonstrar seus talentos e/ou resultados. Limitar-se a tantas normas, hoje em dia, é limitar a organização de viver as mudanças externas que, em muitos casos, beneficiam seu processo de expansão. Por outro lado, as organizações flexíveis, que se tornaram “moda” atualmente, têm provado em números que, verdadeiramente, são capazes de contribuir com a economia e trazer resultados mais rentáveis graças à liberdade que se dá aos seus profissionais de apresentarem projetos arrojados sem haver pressão da parte de sua diretoria. Certamente esta tendência faz de seus colaboradores, profissionais mais criativos, envolvidos e com garantia de respostas favoráveis à organização.

2) Fazendo uma análise sobre os modelos de gestão aplicados em empresas como o GOOGLE e a FACEBOOK, vemos que elas têm se destacado como melhores empresas para se trabalhar. Título este dado a GOOGLE em março de 2007 pela Revista Fortune, por conta de sua maneira peculiar em dirigir seu talento humano. O que se destaca nas empresas com este perfil é o trabalho de suas equipes autogerenciáveis e a possibilidade de resolver seus problemas com mais autonomia. Fato este, que permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade e promovam a inovação.

Com esta atitude, a GOOGLE, por exemplo, tem chegado a números espantosos de participação no mercado: US$ 160 Bilhões. E isto se deve principalmente ao fato de se existir uma boa estratégia focada em seu negócio, aliada ao incentivo da criatividade, à agilidade de penetrar em novos negócios, etc. Agilidade tal, que vem acompanhando a evolução da internet.

Se analisarmos esta administração, levando em consideração os modelos clássicos, percebemos à primeira vista que:

a) As empresas deixam de seguir as normas e tornam-se menos rígidas. Com menos burocracia, dá-se liberdade de seus gestores experimentarem novas formas de chegarem aos seus objetivos.

b) As empresas passam a investir mais em seus colaboradores dando autonomia de criarem projetos que podem subsidiar inclusive novos investimentos. Ao passo que tradicionalmente os colaboradores eram tratados como “robôs”: treinados para executar uma tarefa única repetidas vezes sem a chance de visualizar novas oportunidades para a organização e para si mesmo.

c) Os trabalhos se dão de acordo com a influência que tais organizações sofrem exteriormente. Ou seja, são levadas em conta todas as situações externas no mundo para apuração de seus resultados. Temos então a influência da informação, a internet, fatores climatológicos, local, etc.

Assim observo que os modelos atuais são mais bem sucedidos porque deixam de utilizar o tradicional e se limitar as regras, para experimentar uma nova opção de gerir, acreditando no potencial da equipe, que passa a estar inserida no contexto da organização e desta forma entrega resultados satisfatórios.

3) Todos os fragmentos retirados do texto informam aos leitores dados que o cercam de segurança. Dados estes que nos permitem enxergar a proporção dos assuntos tratados e também detalhes de tais assuntos. Neste caso, usamos da voz de autoridade em todos os trechos retirados do texto principal, sendo que nos três primeiros o recurso de ancoragem dos discursos utiliza-se de citação de órgãos conhecidos como a “Elance” (Consultoria Americana) e a “Freelancers Union” (Sindicato dos Profissionais Freelancers). Utilizam-se também de dados extraídos das próprias empresas como o seu faturamento, de dados estatísticos que dão credibilidade ao texto.

Nos itens “d” e “e”, observamos a utilização de um discurso direto realizada por profissionais representantes de empresas. Tais discursos dão embasamento ao texto, mas o autor de tal reportagem, em contrapartida exime-se de qualquer responsabilidade sobre o que foi dito.

Ambas as explicações nos permite dizer que todos os recursos argumentativos podem ilustrar um texto e nos dar fácil entendimento sobre o assunto abordado.

4) Conforme dito em questões anteriores e também tratado no texto, esta é uma tendência nas empresas que buscam estabelecer-se no mercado, inovando constantemente no objetivo de fixar seus produtos e/ou serviços e, com certeza, adquirir sucesso em sua modalidade. Com certeza, esta tem sido a opção de várias empresas que querem sair do tradicionalismo organizacional e alçar voos mais altos objetivando novas maneiras de gerir seu negócio e ter êxito em tais atividades.

É evidente que para as empresas que tem esta visão os freelancers são uma excelente alternativa, pois, trabalham focados nos projetos sem haver pressão. Simplesmente há a responsabilidade de se entregar um resultado que, segundo o texto, leva de doze horas a sete dias em suas próprias casas.

Já para o trabalhador, enumero algumas vantagens e desvantagens para estes trabalhos:

a) Não estar preso às burocracias empresariais que o submentem a regras, normas que, evidentemente, fazem parte de um alto percentual das empresas existentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com