TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas

Trabalho Universitário: Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  3.072 Palavras (13 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.........................................................................................................5

2.DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

2.1.Organizações Burocraticas....................................................................................5

3.APPLE......................................................................................................................6

4.GOOGLE..................................................................................................................7

5.IBM...........................................................................................................................8

5.2 2ª Geração: a utilização do transistor (1955-1965)...............................................8

6 SOBRE OS RECURSOS..........................................................................................9

7.VANTAGENS E DESVATAGENS DOS FREELANCERS.......................................9

8.FORMAS DE ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO...................................................10

9.CONCLUSÃO.........................................................................................................10

10.REFERÊNCIAS.....................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Trata-se dos principais assuntos abordados sobre Freelancers no mundo atual, suas Vantagens e Desvantagens, diferenças entre Gestão de Empresas, Burocracia e entre outras coisas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Organizações Burocraticas

Ao analisar o termo “Burocracia” pode-se trazer várias concepções como: excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizada dos organismos estatais e privados. Na teoria da Burocracia, definida por Max Weber, teve como origem à necessidade de uma abordagem generalista e integrada das organizações.

Weber define a Burocracia como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais. A Característica principal reside racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização. Na Burocracia, a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica.

Dentre as várias características da Teoria da Burocracia, destacam-se:

- Para desenvolver o modelo burocrático, é necessário que haja economia monetária para o pagamento em favor do trabalho;

- No desempenho de cada cargo ou função tem que existir normas impessoais e escritas;

- Divisão do trabalho e especialização das tarefas e competências;

- Ausência de controle externo à organização;

- Previsão de comportamento dos funcionários e da organização.

Em síntese, a Burocracia busca amenizar as conseqüências das influências externas à organização e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos através da competência e eficiência.

Existem fatores que desviam a Burocracia, tornando mais um obstáculo que um instrumento administrativo. Dentre esses fatores destacam-se:

- individualismo;

- impedimento de desenvolvimento criativo dos funcionários;

- incapacidade dos indivíduos compreenderem seu papel dentro do todo organizacional, pois está focado em normas que objetivos etc.

Quando abordam o tema motivação, muitos líderes pensam em recompensas financeiras para impulsionar uma produtividade e melhorar a qualidade do trabalho. Infelizmente, essas decisões são tomadas sem a preparação e o conhecimento administrativo e a mudança cultural em termos de valorização do ser humano.

Um líder deve-se aculturar e se enriquecer de conhecimentos científicos que o permitam transformar a liderança da arbitrariedade na liderança da consciência e da ciência. Os processos motivacional e de liderança requerem comprometimento com o próximo, com sua vida, dentro ou fora da organização.

Baseando nas informações já citadas, pode-se dividir as organizações burocráticas em duas categorias:

- organização burocrática rotineira – possui atividades repetitivas e são praticamente imutáveis, tende a seguir as regras estabelecidas, a qual corrompe o nível de motivação dos colaboradores;

- organização burocrática complexa – o problema se agrava na liderança e motivação, pois falta liberdade à inovação e à criatividade.

Atualmente, diante das transformações sociais e tecnológicas levam a busca por modelos administrativos eficazes, tendo regras adequadas ou não, aí cabe o administrador conhecer os seus colaboradores, fazendo um mix de suas atitudes, tendendo para a parcialidade ou para a imparcialidade em função da situação abordada e de cada pessoa individualmente considerada.

Ao administrador resta a opção única de armar de conhecimentos científicos capazes de guiá-lo e capacitá-lo na busca das melhores soluções através de todos os esquemas administrativos desenvolvidos no decorrer dos tempos, permitindo-o desenvolver o seu próprio.

Pode-se concluir que as organizações modernas que querem manter competitivas nesse mercado acirrado terão que adotar novos modelos de gestão, em que haja flexibilidade nas normas e que considerem as pessoas como parceiras e não como meros recursos.

Hoje em dia, as pessoas são o elemento chave, pois são elas que orientam e direcionam o rumo da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com