TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freenlancers Abrem Espaços Nas Grandes Empresas

Ensaios: Freenlancers Abrem Espaços Nas Grandes Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

TALITA ROCHA COÊLHO

CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?

Seabra

2012

TALITA ROCHA COÊLHO

CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Psicológia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.

Professores: Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

Seabra-Ba

2012

RESUMO

É extremamente preocupante o numero de crianças abandonadas no Brasil. O índice aponta mais de oito milhões de crianças. O problema cresce de forma drástica, causando uma enorme duvida na melhor forma de se amenizar a problemática. É de tamanha importância o destino dessas crianças, que acabam por vagar no mundo sem um lugar pra morar e cuidados necessários, pois, além disso, a parte afetiva, social e psicológica também é afetada, sendo então que para amenizar é necessário trabalhar principalmente nesses campos. Vemos como um problema social, que necessita de uma política mais eficaz para melhores resultados, Porem, todos nós também podemos contribuir.

SUMARIO

INTRODUÇÃO .......................................................................................

DESENVOLVIMENTO............................................................................

CONCLUSÃO ........................................................................................

REFERÊNCIAS......................................................................................

INTRODUÇÃO

É indiscutível o fato de que vivemos numa época de grandes transformações e que o ritmo dessas mudanças vem se acelerando cada vez mais. O rápido crescimento populacional juntando-se ao avanço das ciências, das artes e da tecnologia representa mudanças tangíveis na estrutura social mundial, o que inclui, particularmente, o Brasil. As conseqüências dessas mudanças têm se tornado cada vez mais complexas. No meio desse turbilhão estamos nós, procurando entender o que está acontecendo, pelo menos ao nosso redor. Uma dessas conseqüências está o problema de crianças abandonadas no Brasil um fenômeno de toda nossa história, problema atualíssimo, não resolvido.

No Brasil, o abandono de bebês vem desde a era colonial, quando era comum encontrar bebês largados em ruas, becos e portas de casas ou em rios, mangues e no lixo, onde corriam o risco de ser devorados por cães e porcos que vagavam pela cidade.

Para preservar a honra de moças de família e a falta de recursos para criar mais um filho eram motivos do abandono de bebês ou do infanticídio no período colonial. Quando as crianças nasciam com alguma deficiência também eram abandonadas.

O problema é agravante e cresce com muita velocidade as estatísticas do número de crianças abandonadas no Brasil.

DESENVOLVIMENTO

Apesar do considerável declínio da natalidade no mundo, constata-se que ela ainda é muito elevada nos países subdesenvolvidos, especialmente nas regiões mais problemáticas do ponto de vista social. Desse modo, a questão do crescimento populacional no planeta se apresenta como um dos grandes problemas a ser enfrentado pela humanidade nas próximas décadas.

No Brasil, o crescimento demográfico não foi diferente do ocorrido nos países subdesenvolvidos na segunda metade do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com