TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fresamento

Artigo: Fresamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Artigo  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS

Av. Fernando Osório, nº 2.209 – Três Vendas – Pelotas-RS – CEP 96055-005 – (53) 3321-5533

Processo de Fabricação I

Fresamento

Nomes: Leandro Tavares Pereira – RA: 1186345478

Pelotas, abril de 2014

FRESAMENTO

O fresamento é um processo de usinagem que gera superfícies de várias formas pela remoção progressiva de material através do avanço, relativamente lento, de uma ferramenta rotativa. A ferramenta, denominada fresa, possui múltiplas arestas (dentes) cortantes que removem, a cada rotação, uma pequena quantidade de material na forma de cavacos. Pelo fato de ferramenta e peça se movimentarem em mais de uma direção ao mesmo tempo podem ser obtidas superfícies com quase qualquer orientação.

As principais diferenças entre o fresamento e outros processos de usinagem são:

• O corte é interrompido;

• Os cavacos são relativamente pequenos;

• A espessura do cavaco é variável.

O fresamento há dois movimentos a se considerar:

• Rotação da ferramenta;

• Avanço da peça

O movimento de avanço é, geralmente, feito pela própria peça que está sendo usinada. Porém, nas modernas fresadoras ou centros de usinagem, a ferramenta de corte pode ser dotada de movimento de avanço. No passado as fresadoras eram utilizadas para geração de superfícies prismáticas (rasgos de chaveta, rebaixos, rasgos em “T”, rasgos tipo “rabo de andorinha”, etc); confecção de dentes de engrenagens (retos, helicoidais, engrenagens cônicas) e diversas outras operações hoje consideradas simples. Atualmente, modernas fresadoras ou centros de usinagem equipadas com CNC são capazes de rosquear e gerar as complexas superfícies de moldes e matrizes.

Existem várias maneiras de diferenciar e classificar os diferentes tipos de fresamento. Os tipos fundamentais são o fresamento tangencial, ou periférico, e o fresamento frontal, ou faceamento. Esta caracterização é freqüentemente utilizada para diferenciar as operações básicas de fresamento. Outros tipos de fresamento são variantes ou podem ser considerados combinação deles. Como exemplo pode ser citado a geração de engrenagens, o fresamento de canais, entre outros.

Segundo a posição do eixo-árvore da máquina-ferramenta, o fresamento pode ser classificado em:

• Fresamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com