TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USINAGEM DE CAVIDADES FREZAMENTO: FRESAMENTO DE CAVIDADES

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.006 Palavras (13 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 13

FRESAMENTO DE CAVIDADES

Jurandir ZAPELLINI¹

Sandro BERTOLDI²

RESUMO: O fresamento de cavidades tipo bolsões em peças realizado nas máquinas CNC estabelece o conhecimento do processo para realizar a usinagem e suas finalidades de acordo com as aplicações posteriores. Executar o fresamento de cavidades dentro de um procedimento seguro e adequado é entender os critérios de usinagem para proceder de forma sustentável à realização das etapas de acordo com uma sistemática ideal, verificando quanto ao fresamento uma maneira para definir a operação necessária que se pretende realizar. Para a realização da fresagem de uma cavidade, é necessário primeiramente verificar no desenho de execução as dimensões que irão definir o tamanho dessa cavidade. É utilizada uma ferramenta mais robusta com diâmetro grande denominado cabeçote, se for uma área ampla onde se pretende usinar, isso proporciona um maior desenvolvimento de trabalho. Com a chegada do Comando Numérico Computadorizado, geraram meios mais complexos na usinagem, que para certas geometrias de peças era necessário fabricar uma ferramenta apropriada e esta sim desenvolvesse a peça que necessitasse. Com este equipamento tem as vantagens de diminuir as horas para confeccionar uma peça, redução dos desgastes das ferramentas devido à possibilidade em obter os parâmetros de cortes controlados, melhor qualidade e precisão nos aspectos finais da peça. Para os critérios de usinagem, o que se deve levar em consideração em primeiro instante é o tipo de material que será usinado, ele vai designar o tipo da ferramenta que melhor se adapta para usinar, dependendo das características do material. Toda essa preocupação com a escolha da ferramenta vai refletir diretamente na usinagem proporcionando uma força de corte, se a ferramenta é bem posicionada e adequada para a realização do trabalho têm-se ótimos resultados durante a usinagem, desenvolvendo um processo mais seguro. Todos estes critérios se darão com o tempo a vida útil da ferramenta, quando se tem um mau procedimento na usinagem, provocará um desgaste excessivo com mais rapidez diminuindo a vida útil da ferramenta provocado pela força de corte.

Palavras – chave: Cavidades. Fresamento. Critérios de usinagem.

1 INTRODUÇÃO

Neste tema sobre usinagem está sendo abordado o fresamento de cavidades tipo bolsões em peças realizadas nas máquinas CNC. Trata-se em conhecer o processo para realizar o fresamento dos bolsões e suas finalidades de acordo com as aplicações posteriores. No processo de fresagem para usinar os bolsões, os cavacos vão se aglomerando juntamente com a ferramenta criando alto aquecimento de temperatura na peça, ainda conforme vai aumentando a profundidade do bolsão vai dificultando a saída desses cavacos.

Análise do processo para executar o fresamento de cavidades dentro de um procedimento seguro e adequado. Entender os critérios de usinagem para proceder de forma sustentável, à realização das etapas de acordo com uma sistemática ideal, verificando quanto ao fresamento uma maneira para definir a operação necessária que se pretende realizar constatando se o processo está suprindo com suas condições de trabalho. Ressalta a prática em observar o desenho de execução, as dimensões que irão definir o tamanho dessa cavidade, é importante a escolha correta da ferramenta, que varia de acordo com a cavidade.

Determinação das profundidades de corte que denominam o número de passes, aplicando os conceitos básicos sobre os processos ligados ao movimento de corte e movimento de avanço, movimento efetivo de corte e movimento de posicionamento, movimento de profundidade e movimento de ajuste. O histórico das máquinas CNC e a sua fabricação, a ideia de criar estas máquinas para impor rapidez ao processo e diminuir a mão de obra quanto ao número de pessoas que era necessário para um processo de fabricação, e isto substituído pelas máquinas CNC.

2 USINAGEM

A usinagem começou a ser usada há muito tempo. No início tudo era feito manualmente, com a ajuda de ferramentas básicas feitas de pedra para usinar a própria pedra e obter objetos de uso diário, dos mais simples aos mais complexos, mas uma das principais utilidades destes objetos fabricados por este método primitivo de usinagem eram a fabricação de armas, como ponteiras e facas, para utilização na caça e na guerra, desde então a usinagem evoluiu enormemente. Já há 700 anos antes de Cristo, o homem trabalhava os materiais brutos, onde praticamente todas as ferramentas eram executadas em ferro. Os primeiros metais conhecidos foram o cobre e o ouro.

O homem utilizava tais metais na fabricação de armas e ferramentas já no fim da pré-história. E a partir do século XVII surgiram novas formas de melhorar o processo de fabricação do ferro e na siderurgia do aço. Podem-se usinar vários materiais, desde plásticos, pedras, madeira, metal, dentre tantos outros exemplos possíveis. Estudos mais aprofundados sobre a usinagem iniciaram-se somente no início do século XIX e em 1900, o americano F. W. Taylor descobriu o aço rápido, determinando um passo marcante no desenvolvimento tecnológico da usinagem. Nesta mesma época surgem as máquinas movidas a vapor, fazendo com que o trabalho do homem fosse extremamente facilitado. Agora, o homem podia trabalhar o metal com um esforço mínimo necessário. E, logo em seguida, vêm as máquinas movidas à eletricidade.

Na usinagem a utilização de equipamentos modernos, automáticos e muito avançados, onde a interferência do homem é mínima e muitas vezes até inexistente, possibilitam o desenvolvimento de peças com alta precisão dimensional e de elevada durabilidade. Os processos de usinagem começaram a ser desenvolvidos quando o homem descobriu que poderia transformar movimentos lineares em movimentos de rotação e realizar uma grande variedade tarefas com maior precisão e menor esforço físico.

3 FRESAMENTO DE CAVIDADES

Para a realização da fresagem de uma cavidade, é necessário primeiramente verificar no desenho de execução as dimensões que irão definir o tamanho dessa cavidade em relação à largura, comprimento e profundidade. Partindo deste princípio é importante a escolha correta da ferramenta, podendo variar de acordo com a cavidade, que por sua vez permite utilizar uma ferramenta mais robusta com diâmetro grande denominado cabeçote, se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com