TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Fresamento

Casos: Processo De Fresamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 6

Processo de Fresamento

Historicamente não se sabe ao certo quando surgiu operação de fresagem, existem alguns registros que indicam que a primeira fresadora surgiu por volta de 1818 invenção do engenheiro americano Eli Whitney que a criou para usinagem de peças para armamento. A fresagem é um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. A fresagem consiste na retirada do excesso de metal ou sobre metal da superfície de uma peça, a fim de dar a esta uma forma e acabamento desejados. A fresadora, ou máquina de fresar é a máquina em que o movimento principal de corte (que é de rotação), é realizado pela ferramenta normalmente multi cortante (isto é possui múltiplos gumes de corte), a peça geralmente realiza os movimentos de avanço que podem ser de translação e/ou rotação, a combinação dos movimentos realizados pela peça e a forma da ferramenta resulta nas mais variadas superfícies. Sendo assim tem-se uma máquina elaborada para execução facilitada de peças prismáticas, ao contrário do torno que executa principalmente peças rotacionais (perfil de revolução). Uma fresadora, além do movimento principal de corte que é realizado pela rotação da fresa, possui no mínimo mais três direções e movimentos realizados pela mesa o que possibilita a obtenção das mais variadas superfícies.

O movimento da mesa da máquina ou movimento de avanço que leva a peça até a fresa é que torna possível a operação de usinagem. O movimento de avanço pode levar a peça contra o movimento de giro de dente da fresa é chamado movimento discordante ou pode também levar a peça no mesmo sentido do movimento do dente da fresa, é o caso do movimento concordante.

As fresadoras são capazes de executar diversos tipos de operações dependendo de sua configuração, acessórios e ferramentas. Pode-se citar: Superfícies planas, planas inclinadas, curvas e irregulares; Canais simples, em T, cauda de andorinha; Eixos com seção regular; Furos; Cavidades poligonais e circulares; Rasgos de chaveta e Engrenagens e cremalheiras. Podem-se classificar também as fresadoras de diversas formas, sendo as principais classificações as que levam em consideração o tipo de avanço, à finalidade, a posição do eixo-árvore em relação à mesa de trabalho e a sua aplicação como exemplo temos a fresadora universal, a fresadora vertical, a fresadora horizontal, a fresadora fellows, a fresadora renônia, a fresadora CNC, a fresadora copiadora e a fresadora pantográfica.

As fresas são ferramentas rotativas providas de múltiplos gumes de corte dispostos simetricamente ao redor de um eixo, removendo intermitentemente material da peça. Esta característica oferece uma grande vantagem das fresas sobre outras ferramentas: o menor desgaste. Quando os dentes não estão realizando o corte eles estão sendo refrigerados, e isto permite que mantenham sua dureza. As fresas podem ser classificadas de várias maneiras podem ser cilíndricas, cônicas ou ainda de forma. As ferramentas mais estreitas são também chamadas de fresas de disco, enquanto as ferramentas que possuem haste própria são denominadas de fresas de haste ou fresas de topo, existem ainda as fresas de perfil cortante, planas, angulares, para rasgos, de dentes postiços (ou cabeçote de fresamento), e fresas para desbaste.

Existem basicamente três grupos de acessórios utilizados em fresadoras:

_Os cabeçotes: que são utilizados para possibilitar maior flexibilidade ao posicionamento das ferramentas ou ainda para possibilitar movimentos especiais as mesmas; Podem-se dividir os cabeçotes em dois grandes grupos: Cabeçotes motorizados; que possuem acionamento próprio; E os cabeçotes acionados pela árvore da fresadora; neste caso o cabeçote é acoplado a árvore da fresadora e o sistema de acionamento da máquina é o responsável pelos movimentos do cabeçote.

_Os dispositivos para fixação das ferramentas: que servem para convenientemente fixar as ferramentas

aos cabeçotes; o eixo árvore possui em sua extremidade um cone e chavetas. Neste cone pode-se fixar um mandril ou uma ferramenta de haste cônica. Para garantir a fixação utiliza-se uma haste roscada que atravessa a árvore. As chavetas evitam o deslizamento. Há ferramentas de haste cônica que podem ser fixadas diretamente no cone de fixação do eixo-árvore, que pode ser Morse (menor esforço) ou Iso (maior fixação). Normalmente se tratam de ferramentas relativamente grandes. Para se fixar ferramentas menores, que possuem outra dimensão de cone, utiliza-se um mandril adaptador, basicamente têm-se três tipos de mandril o universal (Jacobs), o porta-pinça; e o porta-ferramenta.

_Os dispositivos para fixação das peças: utilizados para fixar as peças à mesa, para possibilitar sua usinagem, os principais elementos utilizados para esta função são: Parafusos e grampos de fixação; Calços; Cantoneiras de angulo fixo ou ajustável; Morsas; Mesa divisora; Divisor universal e contraponto e Sistemas modulares de fixação.

TIPOS DE FRESADORA

• FRESADORA HORIZONTAL

A fresadora é horizontal quando seu eixo-árvore é paralelo à mesa da máquina.

• FRESADORA VERTICAL:

Se o eixo-árvore for perpendicular à mesa da máquina, dizemos que se trata de uma fresadora vertical.

• FRESADORA COPIADORA:

Esta máquina-ferramenta trabalha com uma mesa e dois cabeçotes - um cabeçote apalpador e outro de usinagem. Como o nome diz, a fresadora copiadora tem a finalidade de usinar copiando um dado modelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com