TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentaçao Teorica

Artigos Científicos: Fundamentaçao Teorica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

A implementação de sistemas integrados de gestão é a etapa subseqüente à aquisição do produto e implica na alocação de equipe de técnicos e gerentes da empresa que se dedicarão a acompanhar o projeto, assim como, na contratação de consultores externos que conhecem o processo de implementação do sistema e são autorizados e credenciados pelo fornecedor do sistema. Sua implementação provoca mudanças significativas no gerenciamento e na operação das empresas. Envolvem investimentos significativos em termos de recursos, tempo e horas de trabalho da equipe e da gerência necessárias para a preparação do plano de implementação, parametrizações do programa, treinamento de equipes, aquisições dos equipamentos necessários, etc. Por estas razões é um processo complexo de mudança que requer um acompanhamento criterioso dos gestores das empresas, já que vários fatores podem comprometer o resultado final do processo. É muito comum que, sendo um processo de mudança, vários fatores externos ou internos ao processo de implementação podem dificultar, ou mesmo, facilitar a realização do mesmo. A busca da identificação destes fatores, bem como, a mensuração do quanto eles influenciam e contribuem para que o processo de implementação seja bem sucedido, constitui-se no problema central desta pesquisa.

A evolução dos sistemas de informação ocorreu (e continua ocorrendo), principalmente, em função das necessidades dos gestores das empresas que, continuamente, requerem mais informações que possam ser acessadas em tempo real de diversos locais do ambiente interno e externo das empresas. Devido às necessidades diferenciadas de informações e conforme a natureza da informação desejada pelos gestores da alta administração e dos níveis intermediários das empresas, os profissionais de informática responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas criaram vários tipos de sistemas de informações gerenciais focados em áreas funcionais específicas como: marketing, gestão de recursos humanos, gestão da produção, finanças e controladoria, custos, dentre outras. Da mesma forma, esses profissionais desenvolveram sistemas mais abrangentes para serem usados no nível estratégico das organizações por executivos e assessores da diretoria.

Os sistemas de informação servem a diferentes funções e a diferentes níveis organizacionais. Em nível estratégico ajudam a planejar o curso de ação a longo prazo; em nível tático ajudam a coordenar as atividades diárias da empresa; os sistemas de conhecimento são utilizados para projetar produtos e racionalizar serviços; sistemas operacionais tratam das atividades diárias de produção. Foi nos meados da década de 90 que surge no ambiente empresarial um novo conceito de sistemas integrados de informações gerenciais, baseados em tecnologia ERP. Por ser um sistema integrado com todos os setores da organização, permitindo aos gestores obterem informações consolidadas dos resultados obtidos e do desempenho operacional e financeiro das suas decisões, se tornaram conhecidos como sistemas integrados de gestão.

Tomando como base o desenvolvimento de sistemas de informações, autores como Souza e Zwicker (1999 p.2 e 3) explicam a função dos sistemas integrados que são compostos por módulos que se integram se comunicam e atualizam um banco de dados corporativo. Eles permitem a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com