TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação prática e teórica

Tese: Aplicação prática e teórica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  Tese  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  427 Visualizações

Aplicação prática e teórica

Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda:

Durante a campanha presidencial de 1994, o então candidato Fernando Henrique Cardoso afirmou: ter um pé na cozinha. Buscando, assim, acionar uma ancestralidade africana e, conseqüentemente, afastar-se do estigma de que seria o candidato das elites. Em entrevista cedida em 2005 ao jornal Folha de São Paulo, o renomado jogador de futebol Ronaldo Fenômeno surpreendeu com a frase: Acho que todos os negros sofrem (com o racismo). Eu, que sou branco, sofro com tamanha ignorância.

Interprete as declarações acima com base nas discussões acerca da atualidade do mito das três raças?

O candidato acima citado usou expressão “um pé na cozinha” talvez para dizer que tinha ascendentes africanos em sua família, assim como quase que metade dos brasileiros que tem descendência africana.

A declaração dada pelo então jogador de futebol Ronaldo, foi no meu ponto de vista uma frase racista, pois aparte do momento em que ele declara ser “branco”, logo é estabelecido uma divisão, separação, distinção como se houvesse mais de uma raça. Vale ressaltar que grande maioria dos brasileiros tem descendência africana e só há uma raça, ou seja, a raça humana.

Questão de múltipla escolha:

Degenerescência e personalismo são categorias de interpretação da realidade brasileira utilizadas, respectivamente, pelos seguintes autores:

1. Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre.

2. Gobineau e Sério Buarque de Holanda.

3. Sérgio Buarque de Holanda e Gobineau.

4. Gilberto Freyre e Gobineau.

5. Gobineau e Darcy Ribeiro.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com