TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentação Teorica

Trabalho Escolar: Fundamentação Teorica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A formação profissional acontece por completo quando unimos as teorias empregadas no curso, com a prática ofertada pelo estágio supervisionado nas diferentes áreas, e estas teorias estudadas farão parte de nosso cotidiano, dentre elas estudaremos a literatura, que é de fundamental importância para a aprendizagem com inicio na educação infantil seguindo até a vida adulta.

Todo curso de Graduação em Pedagogia tem seus princípios definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, estabelecidas a partir da Resolução Nº1, de 15 de maio de 2006, onde a mesma diz que é de sumo valor que o futuro professor reconheça a “escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania”.

O curso de Licenciatura devera atingir a carga horária mínima de 3200 horas, divididas em: 2800 horas para aulas, seminários, entre outras; 100 horas de atividades teórico praticas de aprofundamento de áreas especificas de interesse dos alunos; e 300 horas de Estágio Supervisionado que é uma forma prioritária de pesquisa sobre a área de atuação do pedagogo, sendo realizado nas instituições de: Educação Infantil, Ensino Fundamental, disciplinas pedagógicas do Ensino Médio na modalidade Normal, Educação Profissional, Educação de jovens e adultos, dentre outras áreas que sejam necessários conhecimentos pedagógicos.

Na instituição Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (INSEP) o estágio curricular obrigatório compreende a carga horária de 300 horas divididas em: Estágio I, 60 h; Estágio II, 60h; Estágio III, 100h; Estágio IV, 80h. O estágio supervisionado tem por objetivos: possibilitar o contato com a realidade do trabalho do pedagogo refletindo a teoria e prática; tomando base à docência o estagiário poderá desenvolver suas habilidades e competências, tendo em vista a qualidade do processo educacional; oportunizar a reflexão sobre o conhecimento teórico adquirido às práticas educativas adotadas com prioridade na educação infantil e no ensino fundamental; estabelecer vínculos com a instituição do curso e os campos de realização do estágio, aprofundando questões a respeito de formação e aperfeiçoamento do estagiário.

O INSEP tem como atribuições indicar professor orientador responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário; exigir do educando a apresentação dos relatórios de atividades em seis meses; elaborar normas complementares e instrumentos de avaliação dos estágios realizados. Como também os estagiários têm por obrigações: estar matriculado e frequentar o curso; escolher o local para a realização do estágio; cumprir adequadamente a carga horária do estágio; apresentar relatórios e demais atividades em prazos previstos; manter comportamento compatível com a função docente (vocabulário, vestuário, atitudes, horários e postura); refazer planos, projetos e relatórios sempre que solicitado pelo coordenador ou supervisor; registrar todas as atividades desenvolvidas e organizar um dossiê que será entregue em prazo determinado.

O estágio é visto como oportunidade de um começo para a construção da identidade dos saberes e da postura especifica ao exercício profissional docente, que sempre estará se renovando ao longo de sua trajetória como profissional do magistério, tem seu começo nos estudos e reflexões nas teorias, aos currículos, às praticas pedagógicas e didáticas.

Primeiramente, fazemos o estágio de observação, onde se deve estar atento às principais características dos educandos e dos educadores, como o processo de interação verbal professor-aluno (Como o professor pergunta? O aluno tem livre expressão de opinião?). Também é importante observar o nível em que o conteúdo é transmitido, como acontece, quais os materiais e maneiras que o professor usa. Não se deve deixar de notar as instalações onde o estágio será realizado, tendo como aspectos: a comunidade, a clientela, o corpo docente, as instalações, os projetos, a APM e seu funcionamento. Para melhor encaminhamento e segurança, nesta fase, as observações serão feitas através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com