TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento

Ensaio: Fundamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Ensaio  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  231 Visualizações

(IF/SC, 2010 – Professor de Sociologia - ADAPTADA) “Ora, poucos deixarão de admitir que a mídia, em suas diferentes facetas, mas com claro predomínio dos meios televisivos, tem protagonizado de modo crescente essa função pragmática de ‘explicar o mundo’ e produzir significado para fatos e acontecimentos sob a forma de representações sociais.” (PORTO, Maria Stela Grossi. Mídia, segurança pública e representações sociais. Tempo social. São Paulo, v. 21, n. 2, 2009, p.213).

A respeito das mídias e de seu papel social, analise as proposições:

I. As mídias constituem, nas modernas democracias contemporâneas, uma das principais produtoras de representações sociais, as quais, para além de seu conteúdo, têm função pragmática como orientadoras de condutas dos atores sociais.

II. A importância social das mídias fundamenta-se no fato de que elas apresentam acontecimentos da realidade de maneira completa, não fragmentada. Além disso, o papel social que ocupam está, em geral, desvinculado dos interesses de empresas, organizações ou grupos sociais.

III. As mídias são os principais agentes de instrução social nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Diante disso, elas não detêm poder econômico, político, de controle social ou cultural.

Está(ão) correta(s):

Escolher uma resposta.

a. Apenas as proposições I e II.

b. Apenas a proposição I.

c. Apenas as proposições I e III.

d. Apenas a proposição II.

e. As proposições I, II e III.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com