TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento

Artigos Científicos: Fundamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  4.501 Palavras (19 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- FAC.3

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Serviço Social

Ana Paula Ferreira - RA 4304784682

Isabel Cristina Oliveira - RA 3345560639

Telma Maria dos Santos- RA 3899614658

Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

Professor- EAD: MS. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Campinas, SP

Publicação. 24/11/2013

4° Semestre. 2013

Introdução

Este trabalho tem o objetivo de esclarecer as dimensões do Serviço Social, enfatizando a visão do profissional, sua ação interventiva e as concepções acerca das bases teóricas que norteiam a profissão. O Serviço Social atualmente está inserido em um cenário em que as múltiplas faces da questão social vêm aumentando exacerbadamente. Contudo, o desafio principal para a profissão nesta conjuntura é se capacitar permanentemente, criando novas estratégias junto das equipes multidisciplinares e interdisciplinares. O Serviço Social na atualidade situa alguns desafios históricos que se apresentam aos Assistentes Sociais. Pensar o Serviço Social na contemporaneidade nos remete primeiramente a pensar no compromisso com a população, nos limites, nos desafios e, acima de tudo, na busca por novos caminhos. A profissão do Serviço Social, ao longo de sua trajetória, foi se moldando delineadamente, e em cada momento histórico, buscou e criou bases necessárias para sua razão de ser na sociedade. Desta forma, obteve conquistas bastante avançadas no que se refere à bagagem teórica e ao Código de Ética Profissional advindas de pesquisas, lutas e persistência. Tendo a oportunidade de conquistar novos espaços ocupacionais, e ao mesmo tempo, se deparando com uma realidade completamente antagônica aos objetivos profissionais. As formações profissionais do Assistente Social precisaram aprender o cenário em que a profissão se efetiva, bem com a realidade social que acerca. Acredita-se que as mudanças políticas, sociais, culturais e ideológicas que vivemos nos tempos atuais; as profundas transformações nos processos de produção da vida social; assim como as relações entre os sujeitos, nos impulsionam a refletir sobre novas demandas e dinâmicas do mundo do trabalho social.

A Importância do Serviço Social nos Dias Hoje

O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. O trabalho destes profissionais deve ser realizado sob a perspectiva da totalidade, não visualizando apenas o indivíduo, mas as relações mais amplas, buscando formas de intervenção para sua transformação, a partir de atendimentos às demandas mais imediatas que se fazem presente no cotidiano profissional. O Serviço Social buscou em meio às décadas se configurar como uma profissão que agisse de forma integral com o individuo social. Grandes foram às dificuldades , pois o mesmo nascera do berço da caridade filantrópica e se desfazer desses ideais custou um preço para mudanças e rupturas para a consolidação de uma verdadeira profissão para sociedade. Cabe ao Assistente Social modificar a sua forma de atuação em decorrência de demandas que lhe é colocada e da necessidade de responder às exigências e as tradições da sociedade. É preciso acompanhar o movimento da sociedade visualizar os novos espaços como possibilidades de intervenção sobre uma realidade social concreta. O assistente social possui na atualidade uma soma das experiências que outros profissionais das áreas absorveram ao longo de pouco mais de um século. Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista.

O neoliberalismo aparece como uma categoria fundamental pois altera as dimensões, orientações e funções do Estado. Do Estado de Bem-estar Social ao: Estado Mínimo, Privatização de empresas públicas, não intervenção do Estado na economia, redução dos gastos público (diminuição de recursos destinados a área social: políticas sociais e assistenciais) Estas caraterísticas apontadas do modelo neoliberal implicam na alteração das políticas sociais: base de sustentação da profissão. Como fator fundamental aparece a redução do tamanho do Estado e a conseqüente privatização das políticas sociais que estão saindo da orbita do Estado e passam para: ONG, Igrejas, Instituições filantrópicas, Associações de Moradores etc.). As Políticas Sociais que permanecem perdem seu caráter universal e enfocam somente a população mais pobre. No processo de ruptura com o conservadorismo, o serviço social passou a tratar o campo das politicas sociais, não mais no campo relacional, demanda da população carente e a oferta do sistema capitalista, mas acima de tudo como meio de acesso aos direitos sociais e a defesa da democracia. A inclusão social e a participação das classes subalternas, por meio de formas alternativas e estratégias de ação.

Com base nestas observações é importante destacar que apesar do maior empregador ainda ser o Estado, também existe uma tendência de abertura para novos postos de trabalho em outras esferas, como nas Organizações não Governamentais, ampliação das consultorias devido a terceirização dos serviços, e nos serviços privados de saúde entre outros. Se as políticas sociais como observa Carlos Montaño (1997:117) se constituem em fator de sustentação funcional ocupacional dos assistentes sociais (sua funcionalidade, sua instrumentalidade, sua legitimidade) se estas foram significativamente alteradas no atual contexto sócio-econômico e político (suas orientações e funcionalidade) podemos pois, afirmar que a base de sustentação funcional-ocupacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com