TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos

Ensaios: Fundamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

O profissional que atua no Serviço Social tem que ser multifuncional dotado de múltiplas habilidades, capacitado de execução, e ainda na gestão de políticas sociais públicas e empresariais, bem como, um profissional com sólida formação ética, de uma capacidade crítico-reflexiva a conhecer a realidade que nela atua com intencionalidade de encontrar alternativas para renovar sua prática rompendo com tarefas repetitivas.

Áreas de Atuação -

O profissional de Serviço Social atua em Organizações da esfera Estatal, empresas mercantis, político-sindicais, OGN’S e trabalho autônomos. Atua efetivamente na Saúde, na Educação, na Previdência Social, na Assistência Social, nas Instituições Jurídicas, no Campo da Infância e Juventude, nas Varas de Família, nas Instituições do Sistema Penal e Socioeducativo, na Habitação, com Idosos, na Elaboração de Projetos Sociais em variadas funções técnicas, Consultorias, Direção e Gestão de Órgãos Públicos e Privados, na Supervisão e Execução de projetos que envolvam a garantia de direitos dos cidadãos. Com especificidade na área Acadêmica, com destaque em disciplinas específicas da área da formação profissional, como Coordenação, Supervisão, sendo imprescindível sua atuação nos campos de estágios.

Condições de Trabalho (SETOR PRIVADO) –

O Serviço Social nas empresas está intimamente relacionado ao nível de eficiência, racionalidade e produtividade imposta pelo processo de modernização do capital.

O assistente social, por meio de sua ação técnico-políticas, passou a ser requisitado para responder às necessidades vinculadas à reprodução material da força de trabalho e ao controle das formas de convivência entre empregado e empresa, contribuindo para o aumento da produtividade no trabalho.

O Serviço Social sempre foi chamado pelas empresas para eliminar focos de tensões sociais, criar um comportamento produtivo da força de trabalho, contribuindo para reduzir o absenteísmo, viabilizar benefícios sociais, atuar em relações humanas na esfera do trabalho.

Condições de Trabalho (SETOR PÚBLICO) –

Nos poderes públicos são várias instituições que o profissional pode atuar, se enquadrando em diversas áreas diferentes, como o da saúde, educação, da justiça e da seguridade social entre outras, executando políticas públicas sociais como representante técnico desses órgãos, exemplo, na administração central (em ministérios ou centros regionais de segurança social) e local (nos serviços municipais de habitação, de ação social, de educação, ação cultural ou de saúde etc.). No atendimento direto ao indivíduo, podem trabalhar em hospitais, centros de saúde, serviços de apoio a escolas, centro de formação profissional, estabelecimentos prisionais, centros de apoio à infância, à juventude, aos idosos, entre outras.

Condições de Trabalho (TERCEIRO SETOR) –

Quando a sociedade se transforma, um novo modo de viver se impõe e, com ele, irrompem novas necessidades humanas; para respondê-las, profissões se reorganizam e buscam estratégias para uma atuação mais efetiva. Ao analisar o fazer profissional do assistente social no “terceiro setor” e seus traços peculiares, refleti, sobre pontos como: atividades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com