TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Administração

Dissertações: Fundamentos Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

Introdução..................................................................................................... 01

Fundamentos da Administração....................................................................02 à 04

Considerações Finais......................................................................................05

Referências Bibliográficas.............................................................................06

Introdução

Administração é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.

Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns.

A Administração é freqüentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas,sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

01

Fundamentos da Administração

A administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançarem objetivos. Na administração existem várias variáveis, são elas: Competitividade, tecnologia, estrutura, tarefas, ambientes e pessoas e elas são interdependentes entre si, ou seja, é impossível alterar qualquer uma dessas variáveis sem que as outras sejam também alteradas. Com o intuito de esclarecer essas variáveis detalham-se algumas delas a seguir: -- Tarefas: Trata da maneira como o trabalho deverá ser executado dentro das organizações. -- Estrutura: Trata da forma como a instituição irá se organizar internamente para alcançar os seus objetivos. -- Tecnologia: É o conjunto de recursos de uma organização para enfrentar a competição do mercado. -- Competitividade: É o conjunto complexo de relações entre a organização.

Este quadro resume os fatores críticos para a administração e o desafio de harmonizar cada um deles para alcançar seus objetivos.

A administração é uma arte e uma técnica que remonta aos primórdios da civilização e vai crescendo com complexidade na medida em que crescem as cidades, se organizam os Governos e surgem as grandes empresas. A ciência da administração e a Teoria Geral da Administração representam, hoje, as conquistas de uma longa história, no campo do conhecimento humano.

02

No campo específico da administração das empresas, coube a dois engenheiros o lançamento dos fundamentos de uma Teoria Geral da Administração, dando origem à chamada Escola Clássica da Administração. O primeiro deles foi o norte-americano Frederick Taylor (1856/1915), com sua obra “Shop Managemet” (Gerência de Fábrica ), lançada em 1903, que teve uma repercussão enorme nos meios acadêmicos e empresariais. O segundo Grego de nascimento, porém educado na França foi também conhecido engenheiro Henri Fayol (1841/1925), com seu trabalho “Administracion Industrielle et Generale”, publicado em 1916, e que, como o livro de Taylor, ganhou um prestígio extraordinário. Costuma-se dividir a Escola Clássica ou Teoria Clássica da Administração em dois grupos: o primeiro grupo encabeçado por F.Taylor chamado “Administração Científica”; e o segundo liderado por H. Fayol, denominado “Teoria Clássica da Administração”. Assim, a abordagem clássica da Administração cobre duas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas; e a administrativa, de Fayol, com ênfase na estrutura organizacional. A abordagem típica dessa Escola é a ênfase nas tarefas e seu nome deriva da aplicação de métodos científicos (observação, experiência, registro, análise) aos problemas da administração, com vistas a alcançar maior eficiência industrial, produzir mais, a custos mais baixos. O objetivo inicial de F.Taylor estava voltado para eliminar os desperdícios indústrias, alcançar maior produtividade, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados e outros. Para ele a organização e a administração das empresas devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência. Taylor também foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho na fábrica inclusive dos tempos e movimentos. Ele treinou os operários, especializou-os de acordo com as fases do trabalho, inclusive o pessoal de supervisão e direção. Taylor teve muitos seguidores de alto valor, geralmente engenheiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com