TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Administração

Artigo: Fundamentos Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo saber mais sobre três teóricos que mais influenciaram a sociologia, expressas através dos estudos e análises. Apresenta de forma geral a interpretação de Emile Durkhiem, Karl Marx e Max Weber da sociedade capitalista e sua visão do trabalhador na instituição organizacional.

Também é importante ressaltar que o ser humano traz consigo sentimentos, ambições; cria expectativas, envolve-se, busca o crescimento dentro daquilo que desenvolve e realiza. Então, é preciso que deixemos de lado aquela ideia de que o homem trabalha tão somente para a obtenção do salário, que nega seus sentimentos, que não se frustra com a falta de crescimento, que não se aborrece com o total descaso dos seus gestores que apenas lhe cobram a tarefa e não o orientam para a real situação da empresa, que lhe negam o acesso às informações,

Esse trabalho aborda assunto inserido no contexto da competência e da gestão, tema dos mais discutidos na atualidade por pessoas ligadas a área da administração. Os assuntos tratados dizem respeito a elementos que integram a competência: as habilidades e as atitudes dos administradores e funcionários.

Ao mesmo tempo, sob a ótica da qualidade de vida e da ética, vem ocorrendo uma valorização do ser humano como diferencial competitivo nas empresas.

Para a realização do trabalho, foi elaborado um questionário ao administrador/gestor e também ao trabalhador, cujo objetivo foi o de verificar, nos entrevistados, quais habilidades, linguagem usada bem como as condições de trabalho sendo relevantes para compor o perfil dos gestores e trabalhadores.

2 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

O curso de administração de empresas surgiu da necessidade de formar profissionais capazes de acelerar o processo de desenvolvimento que se instalou no país em decorrência da transformação da sociedade, que passou a migra do campo para a indústria, como consequência de um processo de modernização que culminou na busca de mão de obra qualificada formada por profissionais aptos a exercer diferentes funções empresariais. Diante dessas mudanças, percebeu-se que seria necessário que o sistema escolar formasse um profissional de administração que atendesse a esse mercado industrializado. Com o tempo surgiu as importantes habilidades fundamentais para um desempenho administrativo bem sucedido, que são as habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.

2.1 HABILIDADES TÉCNICAS

Relacionadas com o fazer, conhecimento especializado e facilidade na execução. Trabalha com coisas e numeração ou objeto físico e concreto. É relativamente fácil trabalhar com coisas e números, porque eles são estáticos e inertes, não contestam nem resistem a ação do administrador.

2.2 HABILIDADES HUMANAS

Relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais. Cooperação dentro da equipe, e saber também trabalhar com pessoas por meio de pessoas.

2.3 HABILIDADES CONCEITUAIS

Envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Relacionado com o pensar, raciocinar e diagnosticar as situações, formulando alternativas de solução.

Na atualidade, com as inovações tecnológicas e as mudanças nas formas de gestão das organizações, o administrador precisa ter capacidade e competência para se adaptar. A administração está totalmente ligada às transformações do mundo contemporâneo. Entre as habilidades exigidas do administrador contemporâneo também destaca-se a capacidade de tomar decisões certas, com base na consciência das consequências de cada decisão, levando em consideração seu grau de risco. Além disso, o planejamento estratégico (visão do futuro para a organização), gerenciamento de conflitos, trabalho em equipe (gestão de pessoas) e resolução de problemas devem ser atividades bem realizadas para quem deseja o sucesso no campo da administração. O desafio é conciliar as orientações da administração tradicional com as rápidas transformações do mundo dos negócios.

Na teoria Comportamental a organização é concebida como um sistema de decisões. Neste sistema, cada pessoa toma decisões de forma racional e consistente, as quais vão gerar comportamentos ou ações. Assim, as decisões são tomadas continuamente em todos os níveis hierárquicos da organização, em todas as áreas, em todas as situações e por todas as pessoas.

A teoria da Decisão nasceu com Herbert Simon, que a utilizou como base para explicar o comportamento humano nas organizações. A teoria Behaviorista tem uma visão de homem diferente daquele enfocada pela Teoria Clássica (homem econômico) e pela Teoria das Relações Humanas (homem social). Para os comportamentalistas, o homem é visto como homem administrativo, por ser um tomador de decisões racionais. Nesta concepção, os trabalhadores opinam, decidem e colaboram para a solução de problemas.

3 COMO OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA EXPLICAM A NOVA REALIDADE DE UM MUNDO COM NOVAS FORÇAS SOCIAIS E NOVAS CLASSES

3.1 TRABALHO E A VISÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA PARA EMILE DURKHIEM, MAX WEBER E KARL MARX

Emile Durkheim é considerado o sistematizador da sociologia, o mesmo defendia a teoria do funcionalismo da sociedade, isto é, ele via a sociedade como um corpo em funcionamento onde todos tem sua função e com a realização das funções individuais de cada componente o todo era concretizado. Seu objeto de estudo era o fato social, ou seja, todos os acontecimentos que se podem analisar. Durkheim em sua concepção acredita que o individuo é subordinado à sociedade, sendo ele agente passivo da maneira de vida imposta pela mesma, sempre defendendo o consenso e a ordem desacredita em transformações tornando-se assim um autor conservador, conformista. Podemos nos certificar como as posições acerca a divisão do trabalho são extremamente opostas dado que para Emile Durkheim a divisão do trabalho é algo favorável porque ela propicia o advento da solidariedade entre as pessoas conforme os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica contidos em sua teoria.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com