TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Alfabetização

Exames: Fundamentos Da Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

Os estudos sobre aquisição da linguagem vêm sendo desenvolvidos a mais ou menos quatro décadas, a partir de diferentes modelos teórico-metodológicos que refletem concepções de sujeito e de linguagem, também diversas.

Na Psicologia, os estudos sobre linguagem centram-se na análise e na interpretação do funcionamento verbal do sujeito, enquanto condutas e comportamentos linguísticos. O linguista, por sua vez, interessa-se, principalmente, pela descrição das unidades e regras de organização da língua.

Desse modo trás as três diferentes correntes teóricas (Behaviorismo, Inatismo e Interacionismo) com suas teorias e abordagens.

O Behaviorismo surgiu com uma proposta à Psicologia, a de ter como o objeto de estudo o comportamento. Behaviorismo é uma palavra de origem inglesa, que se refere ao estudo do comportamento: ”Behavior”, em inglês, que focaliza a análise dos mecanismos que ativam um comportamento humano. A teoria behaviorista durou principalmente nos anos 50, no domínio da psicologia como no domínio da linguística. Tendo como precursor Watson que é considerado o pai do Behaviorismo.

No âmbito da linguística, o behaviorismo é uma doutrina apoiada na proposta teórica de L.Bloomfield e depois por B.F.Skinner, que busca explicar os fenômenos da comunicação linguística e da significação na língua em termos de estímulos observáveis e respostas produzidas pelos falantes em situações especifica.

Os representantes da teoria behaviorista para a aquisição da linguagem postulam que a aprendizagem é obtida através de condicionamentos.

Skinner argumentava que a aquisição da linguagem é obtida por meio da experiência, afirmava que a criança desenvolve o conhecimento linguístico por meio da associações de estimulo e de reforço,Skinner qualifica o comportamento verbal como o comportamento reforçado pela mediação de outra pessoa.

De acordo com o ponto de vista behaviorista,espera-se que a criança adquira um comportamento verbal por meio da observação, da imitação de adultos, das outras crianças e por meio de dados externos. O behaviorismo desconhece a consciência,os sentimentos e os estados mentais,entre eles os processos inteligentes,negligencia os dons inatos e argumenta que todo o comportamento é adquirido ao longo da vida do indivíduo.

O inatismo refere-se a proposta defendida por Chomsky de que o ser humano nasce com uma gramática inata,seja,inerente,em que dá ênfase a competência e a criatividade do falante

Assim, a partir dos anos 60, teve início uma nova abordagem, linguística, para a compreensão da aquisição da linguagem: o inatismo. Nascida de uma reação contra o behaviorismo e procurando dar conta do aspecto “criativo” da linguagem, a teoria chomskiana apoiou-se no pressuposto de que o ser humano dispõe de uma capacidade inata para a linguagem. Do ponto de vista metodológico, as técnicas objetivas behavioristas foram substituídas pela escolha aleatória de exemplos que serviam como base para o desenvolvimento de análises.

Um dos importantes conceitos que definem claramente o desenvolvimento da linguagem e da fala abordada por Chomsky é a faculdade da linguagem.A faculdade da linguagem designa os mecanismos inatos da espécie humana.

Para os inatistas, a linguagem é entendida como sintaxe, considerada como um conjunto de regras que a criança vai deduzir ou descobrir, independentemente de todo o uso da língua. Segundo eles, a criança é equipada geneticamente de um "dispositivo de aquisição da linguagem"

A explicação de Chomsky sobre a aquisição da a linguagem remonta a filosofia racionalista do século XVII.

O interacionismo iniciou-se nas décadas de 70 e 80 na história das pesquisas sobre aquisição da linguagem, concentradas na Psicolinguística, e cuja característica principal é considerar que o indivíduo interage ativamente com o ambiente e que este último é a fonte de suas transformações qualitativas .

Uma das vertentes do chamado interacionismo apoia-se na teoria piagetiana e ressalta as relações entre o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento cognitivo geral.

Essa abordagem, sobretudo levada a efeito na Europa, partilha com as teorias linguísticas inatistas à idéia de que o desenvolvimento é, antes de tudo, guiado por uma estruturação interna e que a linguagem é um sistema simbólico governado por regras.

Entretanto, a linguagem é considerada como uma das formas da cognição e sua aquisição são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com