TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Economia

Exames: Fundamentos Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 4

Capitulo 1

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção

Dada à escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, quais produtos que serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricados. Terá de escolher ainda, quais os recursos a ser utilizados para a produção de bens e serviços. A concorrência diária decide como vão ser produzidos os bens e serviços. Os produtos escolhem o menor custo de produção possível.

2. O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação.

Pode ocorrer fundamentalmente tanto em função do aumento da quantidade física de fatores de produção quanto em função de melhor aproveitamento dos recursos já existentes, o que pode ocorrer com o progresso tecnológico, maior eficiência produtiva e organizacional das empresas e melhoria no grau de qualificação da mão-de-obra.

3. Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.

A transferência dos fatores de produção de um bem X para produzir um bem Y implica um custo de oportunidade, que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem X para se produzir mais do bem Y. O custo de oportunidade também é chamado de custo alternativo, por representar o custo da produção alternativa sacrificada.

4. Analisando a economia de mercado observa-se os fluxos real e monetário. Explique como esse sistema funciona conjuntamente com a renda.

Ao analisar uma economia de mercado, percebemos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas (unidades produtivas) e as famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos sobre as firmas) tem por contrapartida um fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) e dos bens (preço pago pelos produtos) e a remuneração dos fatores de produção (lucros das firmas distribuídos às famílias que detém sua propriedade acionária). Este fluxo de bens e serviços e de pagamentos é que determina quais os produtos devem ser produzida, em que quantidade, de que forma e para quem.

5. Conceitue bens de capital, consumo, intermediários e fatores de produção.

Bens de Capital: são aqueles utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. Exemplo: Máquinas, Equipamentos e Instalações.

Bens de Consumo: destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis.

(geladeiras, fogões, automóveis) ou como não – duráveis (alimentos, produtos de limpeza).

Bens Intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo de produtivo (insumos, matérias-primas e componentes).

Fatores de Produção: São constituídas pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

6. O que vem a ser argumentos positivos e normativos?

Argumentos positivos: procuram entender e explicar fenômenos econômicos como eles realmente são. Exemplo de argumentos positivos é “maior renda gera maior consumo” e “a redução da renda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com