TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Economia

Ensaios: Fundamentos Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 5

1 - Função demanda é a relação matemática entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço. A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.

2 – Ela funciona, mas nós teríamos que deixar outras variáveis fixas. Um exemplo é o preço do arroz, ele pode dobrar seu valor, mas a renda também pode aumentar em 100%, fazendo com que haja aumento da demanda do produto mesmo com o valor elevado.

3 - A Função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias-primas, salários, preço da terra), por alterações tecnológicas e pelo aumento do número de empresas no mercado.

4 - Porque visa proteger os produtores agrícolas de flutuações dos preços de mercado, evitando uma redução na renda agrícola no caso de uma queda acentuada nos preços (devido, por exemplo, uma superprodução dadas condições climáticas favoráveis).

5 – a) Disponibilidade de bens substitutos, essencialidade do bem, importância do bem quanto a seu gasto no orçamento do consumidor.

b) Porque o sal é um bem essencial, não há bens substitutos disponíveis e sua importância no gasto do orçamento é desprezível.

c) Porque a demanda se reduz menos que proporcionalmente a elevação dos preços, de modo que a receita total (quantidade vendida X preço) pode aumentar (a elevação do preço mais que compensa a queda na quantidade vendida).

6 – Recairá mais sobre os vendedores, porque se a demanda é elástica, entende-se que os consumidores são mais sensíveis à preços, portanto, se o vendedor aumentar muito o preço de seu produto, a demanda por ele vai cair, então para que isso não ocorra, o aumento do imposto recairá no vendedor.

7 - Elasticidade-renda da demanda: O coeficiente de elasticidade-renda da demanda mede a variação percentual da quantidade demandada resultante de uma variação percentual na renda do consumidor, coeteris paribus.

Elasticidade-preço cruzada da demanda: O coeficiente de elasticidade-preço cruzada da demanda mede a mudança percentual na quantidade demandada do bem x dada uma variação percentual no preço do bem y.

Elasticidade-preço da oferta: Mede a variação percentual da quantidade ofertada resultante de uma variação percentual do preço do bem ofertado.

Capítulo 6

1 - Produto é o resultado do processo de transformação dos fatores adquiridos pela firma par criar bens e serviços a serem vendidos no mercado. Os insumos são os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), capital, terra, utilizados neste processo, e função de produção é a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção num dado período de tempo.

2 – Ela diz que a elevação da utilização do insumo variável, mantendo constante a quantidade do insumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com