TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educação

Trabalho Escolar: Fundamentos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

O ideal homérico era predominantemente voltado para o homem em sua concepção de herói. Visava à formação do lado subjetivo deste homem, assemelhando-o a um Deus, bastando para tanto, a ele, valer-se de heroísmo no enfrentamento das questões que lhe eram adversas. A educação espartana, no entanto, surgiu precipuamente da necessidade perene de defender a cidade estado, face às constantes agressões externas perpetradas por inimigos. Em razão deste aspecto, a educação espartana focava menos o caráter subjetivo do indivíduo, e mais o interesse objetivo de defesa do estado. Assim, a educação espartana visava, em síntese, o “projeto político” (CORRÊA, R.A.; KRATANOV, S.V. pág., 52) de Esparta, ou seja, moldar o cidadão de acordo com as necessidades do estado, descartando seu desenvolvimento subjetivo e pessoal. Em síntese, o cidadão servia ao estado, e não o contrário. Relação entre a educação espartana, ideal homérico e a defesa do estado: Enquanto no ideal homérico a defesa do estado era uma consequência da educação heroica subjetiva do indivíduo, o qual visava glorificar seu estado através de seus atos de heroísmo, na educação espartana o indivíduo era educado exclusivamente para defender o estado, sendo missão da educação espartana moldar este individuo para este propósito, e nada mais. Por esta razão, os cidadãos espartanos, desde a infância, eram educados militarmente, e condicionados a superarem adversidades físicas. Assim, em síntese, no ideal homérico o indivíduo primeiro era educado para ser herói, mediante a comparação subjetiva com os Deuses, e

este heroísmo refletia na defesa do estado, mediante a sua glorificação através de atos heroicos. Na educação espartana, o indivíduo era educado precipuamente para defender o estado – podendo ou não tornar-se herói através de seus atos. A relação entre o ideal homérico e a educação espartana. Pode-se concluir que Homero apesar de suas diferenças estruturais na Ilíada e na Odisseia, formou o ideal pedagógico da Grécia. Esse que influiu em todo o pensamento ocidental e perpetuou até a contemporaneidade. O modelo criado por esse poeta foi usado para educar milhares de gregos ao longo dos séculos e até hoje os heróis presentes nos mitos são buscados quando se precisa de um exemplo de homem completo, verdadeiro, possuidor de todas as características que compõe o homem perfeito, ideal. A educação do soldado atribui tanta importância à preparação moral quanto à preparação técnica. Por outro lado, a educação das meninas era voltada para o canto e a dança, no entanto, era primordial que as meninas fossem preparadas para ser mãe e fecundar filhos virtuosos.

Esparta era uma cidade de grandezas, bela e justa e dava valor aos moços e à harmonia de suas musas. Contudo, Esparta se declinou e acabou entrando num processo de amadurecimento muito precoce, ela se tornou primordialmente num regime militarista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com