TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educação

Exames: Fundamentos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

A educação dos espartanos visava a fazer de cada indivíduo um soldado. Temos que entender que essa educação baseava-se no sentido da religião e sua característica de rivalidade, esses deuses gregos eram muito comparados e semelhantes aos humanos, com uma pequena diferença, eles eram imortais. Mas tinham defeitos e erros como os humanos, cria-se assim, uma educação voltada para o homem-herói.

O recém-nascido que apresentasse defeito para a vida militar era morto por ordem do Estado. Quando os meninos alcançavam os setes anos de idade, tornavam-se recrutas e passavam a fazer parte de uma pequena tropa que, sob as ordens de um monitor, praticavam diariamente exercícios atléticos e ginásticos.

Aos vinte anos, o jovem ingressava no exército, aos trinta, podia casar-se e participar da Ápela ( assembleia formada por cidadãos espartanos) . A vida militar do homem espartano ia até os 60 anos de idade, quando podiam parar, mesmo os monarcas, antes dessa idade, eram obrigados a tomar parte nos exércitos militares.

As mulheres recebiam educação semelhante a dos homens, participavam de torneios e atividades desportivas. O objetivo era de torná-las fortes e saudáveis para gerarem filhos sadios.

A cultura intelectual foi quase nula em Esparta limitando-se ao ensino de poesias sagradas, a cantos de guerra e a uma eloqüência particular que devia expressar muitas coisas em poucas palavras. Chama-se lacônica a linguagem breve, concisa, sentenciosas, igual a que e falava na Lacônia.

A educação homérica foi o primeiro modelo de formação em excelência; a primeira versão da Paideia grega, que propiciava a formação do lado subjetivo do homem. A educação homérica visava a disputa, competição e superação, isso beneficiava o Estado, pois é o herói quem, nos combates, glorificava e dava relevância ao mesmo. Foi o ostracismo que revelou esse modelo agônico da educação.

Em Esparta mesmo no período clássico, o objetivo era na educação homérica, criar homens para as condições bélicas e não a sua subjetividade, tendenciado a beneficiar o Estado e seus projetos políticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com