TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educação

Trabalho Escolar: Fundamentos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Quais são os conteúdos das propostas pedagógicas capitalista e marxista?

No capitalismo ocorreu um rompimento com toda a ideia que se perpetuava na Idade Média, com a Educação baseada nas crenças religiosas. Com o advento da modernidade, a consolidação do capitalismo e os avanços industriais, a escola passou a preparar os indivíduos para a vida em sociedade e desenvolver suas aptidões. Este modo capitalista gerou uma forte desigualdade social migração das massas. Outra característica importante da proposta pedagógica capitalista e de não ter preocupação de passar valores ideológicos sólidos e uma educação de caráter mais liberal.

Marx buscou a superação do estado capitalista e a construção de uma sociedade que supere as relações sociais de produção capitalista. Para ele era necessário transformar o homem operário em um novo homem com a transmissão de uma ideologia solida mais marcante que promove a igualdade entre as classes. Para isso as crianças deveriam estar vinculadas a um programa gradual e progressivo de ensino intelectual, físico e tecnológico.

2. quais as características estariam presentes nos indivíduos formados por cada uma dessas propostas.

Os indivíduos formadas pela proposta capitalista serão caracterizados pela materialidade, viveriam em uma sociedade desigual, seriam "operários", uma vez que sua educação é baseada na propriedade privada, e na divisão do trabalho. Entretanto o os indivíduos formada dentro da propostas de Marx seriam unilaterais, ou seja, eles o inter-relacionamento entre o pensar e o agir, favorecendo, inclusive, conhecimentos para além da estrutura dominante do capital. Provavelmente terá oportunidade de viver em uma sociedade com bem menos diferenças sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com