TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da ética

Artigo: Fundamentos Da ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  940 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo informar sobre os fundamentos da ética, expondo a suas definições, os tipos de ações éticas nos dias de hoje, seus campos de atuação e importâncias, com a finalidade de ampliar os conhecimentos de seus autores e dos caros leitores.

FUNDAMENTOS DA ÉTICA

Para os seres humanos conviverem em sociedade, é preciso saber enfrentar os desafios impostos por ele e saber como agir em determinadas situações em relação ao outro. Assim, a ética possui um papel fundamental, pois ele permite que o homem faça uma reflexão a respeito de suas decisões, escolhas, ações e comportamentos, estando presente no seu cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho por exemplo.

1. DEFINIÇÃO DO TERMO ÉTICA

O termo “ética” deriva do grego “ethos” (caráter, modo de ser de uma pessoa), sendo um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, embora não possa ser confundida com as leis, ela está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

2. CÓDIGOS DE ÉTICA

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

3. A ÉTICA EM AMBIENTES ESPECÍFICOS

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

4. ANTIÉTICA

É uma reflexão, uma pessoa ou ação praticada por ela que não segue a ética da sociedade a qual pertence.

5. VISÃO

A ética tem sido aplicada na economia, política e ciência, conduzindo a muitos campos de ética aplicada, incluindo: ética nos negócios e Marxismo. Também tem sido aplicada à estrutura da família, à sexualidade, e como a sociedade vê o papel dos indivíduos, conduzindo a campos éticos muito distintos e não-relacionados, como o feminismo e a guerra, por exemplo.

6. ÉTICA NAS CIÊNCIAS

A principal lei ética na robótica é: um robô jamais deve ser projetado para machucar pessoas ou lhes fazer mal. Na biologia: um assunto que é bastante polêmico é a clonagem: uma parte dos ativistas considera que, pela ética e bom senso, a clonagem só deve ser usada, com seu devido controle, em animais e plantas somente para estudos biológicos, nunca para clonar seres humanos. Na programação: nunca criar programas (softwares) para prejudicar as pessoas, como para roubar ou espionar.

7. DIFERENÇAS ENTRE ÉTICA E MORAL

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

8. ÉTICA PROFISSIONAL

A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.

Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:

- Maior nível de produção na empresa; - Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável; - Aumento no índice de confiança entre os funcionários.

Exemplos de atitudes éticas num ambiente de trabalho:

- Educação e respeito entre os funcionários; - Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho; - Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa; - Respeito à hierarquia dentro da empresa; - Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho; - Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa como, por exemplo, manter o bom humor; - Realização, em ambiente de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com