TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Alfabetização

Casos: Fundamentos De Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  4.501 Palavras (19 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 19

MÓDULO:

FUNDAMENTOS E MÉTODOS

DE ALFABETIZAÇÃO – 80h

UNIDADE 1

HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Faça uma síntese dos primeiros sinais da comunicação humana. (Mínimo de 15 linhas)

A primeira forma de comunicação foi através de gestos, mantendo, porem estreitas relações com a fala, e a partir desse vinculo, estabelecem-se as condições de seu aprendizado. Depois as formas de grafismo foram constituídas por séries de traços, distantes umas das outras, grafadas no osso e na pedra considerando o uso dessas grafias para acompanhar o recitado verbal ritimado. Tinham também os desenhos que eram representados, nas pedras e rochas como formas de animais, pessoas, suas formas de trabalho e seu dia-a-dia e como o homem e o mundo estão sempre evoluindo isto se fez para deixar que fossem pesquisas para outras gerações. Assim foi o inicio da comunicação, gestos ,desenhos, rabiscos, e fala.

Fonte: Apostila Insep.

2. Sintetize o texto “A função social da linguagem”.

Como na época a escrita era somente considerada pra uma parte restrita aos calígrafos, surge então o ensino para as crianças em letra manuscrita, e a imprensa as duas ao mesmo tempo, assim a criança lê o que escreve e escreve o que lê. E ela foi mudando de acordo com o novo modelo social, econômico, e cultural, e os pais assim passam a ter uma inspiração e veem a necessidade de uma escola para seus filhos vendo como forma de combater o analfabetismo, a pobreza, doença, fome e marginalização.

Fonte: Apostila Insep.

3. Explique as duas propostas metodológicas que têm marcado os debates em torno da alfabetização.

Duas propostas metodológicas têm marcado os debates em torno da alfabetização: o método sintético e o analítico. O analítico vai do todo para chegar às partes. O método sintético propõe partir dos elementos mais simples – letras e sílabas – para chegar aos mais complexos, palavras e orações.

Fonte: Apostila Insep.

4. Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quais são os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização?

É achar que a criança que não aprende, porque não tem interesse de aprender, ou não vieram de uma boa pré- escola. Os equívocos estão relacionados com a ideia de que a escrita é uma simples transcrição gráfica da fala e não uma forma especifica da fala. O objetivo da alfabetização não é apenas ensinar as letras, mas captar o sentido do que se lê e transmitir sentido no que se escreve.

Fonte: Apostila Insep.

5. Explique como se dá a gênese da escrita na criança.

Na história da gestualidade e da fala. O signo visual escrito tem sua origem no gesto, o signo visual inicial que contem a figura escrita da criança .Os rabiscos iniciais da criança são gestos fixados no papel: da mesma maneira que os gestos são formas gráficas no ar. Da mesma forma, qualquer desenho ou rabisco pode significar, na fantasia criadora da criança, qualquer coisa sendo um meio de expressão-comunicação com os outros desde que estes captem e assumam essa fantasia. Na criança, a relação entre a atividade gráfica e afala evolui no sentido progressivo, no começo a criança desenha ou rabisca e depois diz o que fez anteriormente, em seguida ela diz primeiro o que vai desenhar ou rabiscar.

Fonte: Apostila Insep.

6. Como você define o que é ler e compreender? Justifique sua resposta.

Ler é a decodificação dos símbolos e a junção das silabas formando palavras, frases, etc .O compreender vai mais além de uma simples leitura, é a compreensão de um texto, carta, poesia, rima, etc.

UNIDADE 2

PRESSUPOSTOS QUE FUNDAMENTAM AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Conceitue e diferencie métodos de processos de alfabetização. Exemplifique cada um.

São constituídos de dois, método sintético e analítico , assim a construção do processo de alfabetização são constituídos. Método Sintético,: fonético, alfabético e silábico .Exemplos de trabalho: Abelhinha, Caminhos Suave, Casinha Feliz. Método Analítico, processos são: palavração, sentenciação e contos. Exemplos de trabalho: Globalização, Lúdico. Também tem uma mistura dos dois métodos exemplo: Montessori e Erasmo Pilotto.

Fonte: Apostila Insep.

2. O que você entendeu por ambientes alfabetizadores? Liste cinco desses ambientes que você julga importante para as crianças.

Um ambiente tranquilo, atrativo, que chame a atenção da criança com espaço, organizado e que estimule a criatividade da criança assim ela terá uma boa formação e entendimento do que se esta lendo.

Pode ser feito como :Cantinho da leitura, rotina , chamada, um calendário, e vários materiais que proporcionam o desenvolvimento da criança.

3. No fascículo, o texto “Teorias pedagógicas de alfabetização” apresenta várias propostas, escolha três delas e se posicione sobre tais sugestões.

Construtivismo: o conhecimento é transmitido a partir do que ela já conhece , no qual o professor estimula a criança a buscar suas respostas através de suas experiências

Freinet: A criança deve ser estimulada e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com