TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Economia

Trabalho Escolar: Fundamentos De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

OBJETIVO GERAL Apresentar de forma geral os fundamentos e objetivos do estudo de sistemas econômicos, bem como os tópicos a serem abordados durante os cursos de economia do IFMG – Ribeirão das Neves OBJETIVOS ESPECÍFICOS Apresentar o plano de ensino e tirar dúvidas. Identificar os tópicos gerais a serem abordados em um curso de economia para gestores. Apresentar e discutir sumariamente alguns dos principais princípios e conceitos econômicos.

O QUE É ECONOMIA EM ESSÊNCIA Origem no grego “gerir ou administrar a casa”. Gerir uma casa ou a economia é enfrentar decisões... Estudo do comportamento humano no que tange entender como as pessoas interagem e tomam decisões. A economia seria o conjunto de pessoas interagindo e tomando decisões de forma simultânea. Sendo importante entender as “forças” que afetam a economia como um todo.

CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Diferença entre relação e causa. Correlação: dois eventos não relacionados que se movem em conjunto Causa: dois eventos relacionados se movem em conjunto (na mesma direção ou em direção oposta)

CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Gerenciar os recurso da sociedade e entender os comportamentos dos indivíduos que usam estes recursos em sociedade é importante !!!..... pois eles são escassos. Isso ocorre porque a sociedade têm menos a oferecer do que as pessoas são capazes de utilizar ou consumir.

CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Necessidade Humana (Capacidade de consumir). Não há limites para as necessidades humanas, tanto em número quanto em variedade. Necessidades não-econômicas: Amor, Sabedoria, etc.. Necessidades econômicas: Bens e serviços.

CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Bens e Serviços: Tudo aquilo que permite satisfazer às necessidades humanas. Quando é tangível chama-se de bem, e serviço quando é intangível. Bens “Livres”: Existem em quantidade ilimitada (pelo menos por enquanto) e podem ser obtido com pouco ou nenhum esforço. Exemplo: o ar, a luz do sol, o mar, etc...

CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Bens Econômicos: São bens relativamente escassos e necessita esforço para adquiri-los.  Bens materiais  Ex.: Alimentos, roupas, aço, petróleo, carros, etc ..  Bens Imateriais (Serviços)  Consulta médica, viagem de avião, etc..

CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Bens de Consumo: São aqueles utilizados diretamente para a satisfação das necessidades humanas. Bens de Capital: São aqueles bens utilizados na produção de outros bens Tanto os bens de capital como de consumo são chamados de Bens Finais (já estão acabados). Existem também bens intermediários, que ainda precisam ser transformados para atingir a sua forma definitiva. São também bens de capital. Exemplo: aço, vidro, petróleo, etc...

CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Bens Privados: São produzidos e consumidos individualmente. Exemplo: ar condicionados, patinetes, bicicletas, etc... Bens Públicos: São aqueles consumidos por vários indivíduos. Exemplo: segurança pública, escolas, bibliotecas, hospitais, etc...

CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Recursos Produtivos: São elementos utilizados no processo de fabricação dos mais variados tipos de bens. Também são escassos Exemplos clássicos:  Terra (ou Recursos naturais)  Trabalho  Capital

CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Agentes Econômicos: indivíduos que tomam decisões e agem dentro de uma economia. Exemplos Clássicos:  Famílias: Detentoras dos recursos de produção. Fornecem às empresas esses recursos em troca de pagamento: aluguel, salário, juros e lucro.  Empresas: Unidades encarregadas de produzir e/ou comercializar os bens e serviços.  Governo: Entidade representativa que age para coordenar e direcionar as ações dos outros dois agentes.

CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Mercado: Local ou contexto onde compradores e vendedores de bens, serviços ou recursos produtivos se encontram para comercializar.

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA Como as pessoas tomam decisões Como as pessoas interagem Como a economia como um todo funciona

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA - COMO AS PESSOAS TOMAMDECISÕES Pessoas enfrentam Trade-off’s  Problemas da Escolha (trade-off): Ao escolher alguma coisa abdicamos de outra.  “Não existe lanche grátis” (Nada é de graça).  Problema da “escolha” na sociedade:  Eficiência significa: Produzir ou obter o maior número de produtos dada a quantidade de recursos escassos disponíveis.  Igualdade significa: distribuir igualmente entre os membros da sociedade a prosperidade econômica ou bens disponíveis.  Eficiência x Igualdade.

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA - COMO AS PESSOAS TOMAMDECISÕES O custo de alguma coisa é o que você tem de desistir de ter, para ter esta coisa.  Decisões requerem comparar custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com