TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Economia

Monografias: Fundamentos De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 7

Questões Propostas Aula 01 Página 25/26

1- Por que a economia é considerada uma ciência social?

Porque a ciência social estuda a organização e o funcionamento das sociedades, assim, pode-se dizer que a Ciências Econômicas ocupa-se do comportamento humano, e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção e troca e consumo de bens e serviços.

2-Desenvolva sua própria definição de economia.

Consiste na análise de produção, distribuição e consumo de bens e serviço.

3)-Qual é o tipo de relação humana que estuda o economia? Cite alguns exemplos.

A economia tem por objetivo ou estudo certos aspectos de nossa atividade; por isso podemos dizer que é uma das disciplinas que estudam o comportamento humano, atividade humana.

4) Qual é a causa final da atividade econômica do homem?

A atividade econômica gera riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviço, tendo como finalidade a satisfação de necessidades humanas. O consumo

5) A economia deve ser considerada uma ciência? Por quê?

A economia é considerada ciência porque seus estudiosos conseguiram ao longo dos anos explicar os fenômenos econômicos produzindo raciocínios lógicos que explicam de forma satisfatória seu objeto de estudo.

6) É possível fazer a “distribuição da renda sem que haja produção? Justifique sua resposta.

Não, pois para que haja produção de mercadoria é necessário uma divisão de trabalho, em que as diferentes atividades são interdependentes, na qual cada uma trabalha para os outros.

7) Qual a diferença entre a microeconomia, e a macroeconomia?

A Macroeconomia é o estudo da atividade econômica do individuo ou da empresa; daí os estudos da teoria do consumidor, da teoria da empresa, da teoria da produção, etc.

A Microeconomia é o estudo da atividade econômica global de todos os indivíduos e empresas, compreendendo os estudos dos agregados econômicos e da teoria geral do equilíbrio e do desenvolvimento econômico.

8-0 que se entende por Teoria Econômica?

A economia Aplicada ou Descritiva, também integrante da chamada Economia Positiva, compreende os exemplos de fatos ou fenômenos contemporâneos que esclarecem as perguntas ou questões formuladas pelos economistas, formando assim, o conjunto de conhecimentos que constituem a Teoria Econômica.

9- Modernamente, como denominamos o estudo dos assuntos relacionados com a repartição?

Distribuição da renda Nacional ou Social

10) O que se entende por "agentes econômicos"?

Um agente econômico é uma pessoa ou entidade que toma decisões econômicas. O agente econômico pode ser um indivíduo, uma família, uma empresa, um país, um banco central ou qualquer outro tipo de decisor econômico.

11) O que é conhecimento vulgar ou empírico? Cite um exemplo.

Conhecimento vulgar ou empírico é o que desconhece a causa (o motivo, a razão etc.) do fenômeno.

Exemplo:

A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.

12) 0 que é conhecimento racional ou científico? Cite um exemplo.

É o que conhece as verdadeiras causas dos fenômenos.

Exemplo:

Descobrir uma vacina que evite uma doença;

13-Em que consiste o método dedutivo'?

O método dedutivo é um método cientifico que considera que a conclusão está implícita nas premissas. Por conseguinte, supõe que as conclusões seguem necessariamente as premissas: se o raciocínio dedutivo for válido e as premissas forem verdadeiras, a conclusão não pode não ser mais nada senão verdadeiras.

14) Em que consiste o método indutivo?

O raciocínio procede do geral para o particular, isto é, das causas para os efeitos. A importância desse método consiste em descobrir o que ignoramos ou, então, demonstrar o que já se sabe ou esclarecer o que era imperfeitamente conhecido.

15) O que significa “laissezfaire” para os economistas liberais ou conservadores?

A expressão de origem francesa "laissez-faire" (na sua forma mais completa laissezfaire, laissezpasser, le monde va de lui-même (que em português significa "deixem fazer, deixem passar, o mundo vai por si mesmo") representa um princípio defendido pelos economistas mais liberais e que defende que o Estado deve interferir o menos possível na atividade econômica e deixar que os mecanismos de mercado funcionem livremente.

Na opinião dos economistas clássicos, entre os quais Adam Smith, o papel do Estado na economia devia limitar-se à manutenção da lei e da ordem, à defesa nacional e à oferta de determinados bens públicos que o setor privado não estaria interessado (tais como a saúde pública, o saneamento básico, a educação, as infra-estruturas de transporte, etc).

16) Estabeleça a diferença entre o liberalismo clássico e o neoliberalismo.

Liberalismo, portanto, pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresentam como ponto de partida a defesa da liberdade política e econômica.

Neoliberalismo pode ser definido como um conjunto de novas idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta estrutura, deve haver liberdade de comércio, pois o princípio do neoliberalismo é o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

17) Cite quatro exemplos de bens de produção transitórios ou intermediários.

Bens de produção (ou de capital)

Transitórios (ou intermediários ou insumos): são aquele que são transformados ou agregados. Ex. Máquinas, equipamentos instalações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com