TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Logística - 20h.

Trabalho Universitário: Fundamentos De Logística - 20h.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 13

Logística: A chave para o sucesso

Visão Geral da Logística

Trabalha basicamente:

Estoque – Qual é o nível de estoque em cada um dos elos;

Transporte – Como transportar e como fazer com que esse produto se mova na cadeia;

Localização – Forma de como fazer a distribuição, maneira mais econômica.

Fluxo Logístico

O fluxo logístico deve trabalhar como em uma cadeia, onde uma atividade completa a outra.

A cadeia de suprimentos cuida do fluxo de material de sua origem até a entrega na casa do cliente;

Logística de entrega de materiais

Almoxarifado- onde se guarda os materiais, também chamado de estoque.

Existem 3 tipos de materiais:

Matéria Prima – que vai ser transformada em produto acabado;

Produto Acabado – pronto para ser comercializado

Material de Consumo – de expediente.

Fluxo logístico do almoxarifado

Necessidade de compra de material – alimentar o estoque – Requisição de compras (RC);

O setor de compras solicita a compra ao fornecedor e é emitida uma Autorização de fornecimento;

O fornecedor faz a entrega através de NF;

O almoxarife faz a confrontação da NF com a AF;

Com a descarga do material, é feita a conferência

A mercadoria vai para o depósito e a NF para o setor administrativo;

Venda do material, Requisição de Saída (RS), que será confrontada com NF na saída do produto.

Pedido do cliente, 3 atividades básicas:

• Separação dentro do estoque;

• Conferência;

• Expedição.

Serviços que podem ser terceirizados. Ás vezes é melhor.

Just in time – Estoque zero.

1. Introdução a Logística

1.1 A importância da Logística

A visão da logística vem mudando dentro das organizações, pois tinha uma óptica de apenas entrega do produto acabado aos consumidores, passando a ser um componente de extrema importância para gerir tudo que envolve a atividade fim da empresa, além de ser um diferencial competitivo como, por exemplo, no caso de um cliente que faz um pedido de compra a uma corporação e estabelece um prazo de entrega de dez dias, mas entregam-no em cinco dias, superando as expectativas, gerando assim um valor agregado ao seu estabelecimento, pois produtos e serviços atualmente são bastante similares dentro do mercado competidor e a forma de entrega e manuseio desses produtos geram itens que diferem cada vez mais do mercado.

1.2 Definição de logística

Pode-se definir logística como sendo a junção de quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos.

Logística é a parte da Administração da Cadeia de Suprimentos que planeja, programa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. Council os Logistics management 1998 (CLM – Conselho de Gestão da Logística)

Em resumo: "Logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível"

1.3 Objetivos da logística

Providenciar a entrada, a saída, a estocagem dos materiais, partes e produtos, na hora e nas quantidades certas, em condições adequadas, ao custo mais econômico possível contribuindo para obtenção de vantagem competitiva.

Nesse sentido, a atividade logística estará preocupada em definir para que mercado será fornecido o produto e com que nível de serviço.

É sempre bom lembrar também que a definição do nível de serviço implica um incremento de custos: quanto maior o nível, tanto mais caro.

1.4 Histórico

Segundo historiadores, a logística tem sua origem nas organizações militares. É a arte de movimentar exércitos. Não se limita apenas ao transporte, mas também ao suporte, preparativos administrativos, reconhecimentos e inteligência envolvidos na movimentação e sustentação das forças militares.

Em 481 a.C. o exército Persa foi o primeiro a utilizar uma grande frota de navios de transporte em uma expedição contra os gregos, com planejamento logístico. esse fato inspirou conquistadores como Júlio César, Napoleão, Alexandre O Grande e outros.

Egito antigo – previsão de sete anos de seca, fez com que o povo construísse armazéns para guardar suprimentos. Surgiram os primeiros conceitos de tipos de materiais (perecível ou não) de forma a melhorar as condições de armazenagem.

Guerra entre EUA e Inglaterra – 12.000 homens do exército Inglês em um local e os suprimentos e armas foram mandados para outro;

Logística tratada e forma pontual. Transporte, armazenagem e movimentação totalmente departamentalizada; Logística Integrada. Surgiu a necessidade da integração de todos os

1.5 A logística antiga e a atual

Uma versão da evolução do conceito de logística é apresentada por MUSETTI (2000), em cinco fases distintas, que consolida sua pesquisa buscando identificar relações com a

evolução histórica das organizações. A essa versão foi acrescida, quando julgado pertinente, uma inter-relação com os movimentos direcionadores do pensamento administrativo surgidos no século XX.

Fase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com