TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Logística

Casos: Fundamentos De Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 9

Fundamentos

De

Logística

Nome: Cristiano de Paula Oliveira

Professor: Paulo Bissoli

Turma: 1º Semestre de Logística

Data: 13/11/2008

Sistema de Informação, Tecnologia da Informação x Demanda

MRP II - Manufacturing Resource Planning (Planejamento dos recursos de manufatura).

Introdução

A Globalização é um dos fatores responsáveis pelas constantes mudanças que ocorrem no mercado mundial, pois as empresas buscam ajustar seus objetivos às oportunidades de mercado em evolução. Independentemente dos setores em que atuam, as mesmas visam empreender um esforço contínuo para moldar negócios, produtos e serviços, para alcançar os objetivos de crescimento e rentabilidade de forma sustentável, garantindo competitividade na concorrência acirrada.

Devido a exigências do mercado em obter respostas rápidas para seus problemas, surgiu um setor vital para a economia atual, que é a economia da informação ou Tecnologia da Informação. Na busca pela competitividade, as empresas passaram a utilizar ferramentas como: JIT - Just in Time que em sua abordagem mais simples significa estoque zero, ou seja, só produz bens ou serviços quando tiver demanda; TQC - Gerenciamento Total da Qualidade e INFORMÁTICA – Gerenciamento dos Processos e Departamentos.

Mas não é de hoje que surge esta necessidade pela competitividade. Nos anos 70, ano de origem da Tecnologia da Informação, surgiu o MRP - Materials Requirement Planning (programa para resolver soluções de processamento das requisições de materiais a partir da previsão e estrutura dos produtos) identificando quais são os itens necessários, bem como quando e quanto deverão ser comprados ou fabricados.

Com o aprimoramento do MRP, surgiu nos anos 80 o MRP II - Manufacturing Resources Planning passando a ter o planejamento dos recursos de manufatura, considerando-os recursos críticos, equipamentos, ferramentas, necessidade de mão-de-obra, programação consolidada e avaliação de capacidade infinita.

Nos anos 90, surgiu o ERP – Enterprise Resource Planning (Planejamento de recursos empresariais), um dos programas mais importantes para a gestão empresarial, o qual é uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações integradas, geralmente dividido em módulos que se comunicam e se atualizam uma mesma base de dados. Tem a finalidade de dar suporte a todas ou à maioria das operações de uma empresa dentre elas aos departamentos administrativos, o de manufatura, o de distribuição, de recursos humanos e o de gestão da qualidade.

Atualmente não se podem mensurar por completo todos os softwares existentes no mercado, pois a velocidade da informação é muito rápida. Alguns programas estão sendo bastante utilizados por empresas de grande porte, são eles: ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento de recursos empresariais), SCM - Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos), DSS (Decision Support System); CRM (Custumer Relationship Management); WMS-Warehouse Management Systems (Sistema de gerenciamento de armazéns); TMS -Transportation Management System (Sistema de gerenciamento de transporte), ECR - Efficient Consumer Response (Resposta Eficiente ao Consumidor).

Portanto a Tecnologia da Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação e está fundamentada em componentes como hardware, software, sistemas de telecomunicações e gestão de dados e informações.

Portanto, os sistemas de informações e a tecnologia da informação adquirem uma importância sem precedentes, invadindo todo o processo produtivo, incluindo demanda, distribuição, transporte, comunicação, comércio e finanças.

Definição do Sistema de Informação, Tecnologia da Informação e Demanda:

Sistema de informação

“Sistema de informação é um conjunto de elementos interdependentes que interagem para gerar informação necessária à tomada de decisões.”

Tecnologia da informação

“A tecnologia aplicada a sistemas de informação.”

Demanda

“Em economia, Demanda ou Procura ou "" demandada"" é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo.”

Dentre todos os sistemas da informação citados acima, tratarei de apresentar abaixo um pouco mais sobre a Tecnologia da Informação do MRP II - Manufacturing Resource Planning (Planejamento dos recursos de manufatura).

Inicialmente, será apresentada a definição do MRP II - Manufacturing Resource Planning (Planejamento dos recursos de manufatura), logo em seguida o propósito, as principais características e funções, as características setoriais, a historia e a evolução da tecnologia do MRP e MRP II e os conceitos gerais dos mesmos, conceituando-os e expressando como eles podem beneficiar na gestão empresarial.

Em resumo, este trabalho permite que as pessoas possam conhecer um pouquinho mais sobre os sistemas de informações e tecnologia da informação, em específico sobre MRP II - Manufacturing Resource Planning (Planejamento dos recursos de manufatura).

Definição

MRP II - Manufacturing Resource Planning (Planejamento dos recursos de manufatura) é definido por APICS (Association for Operations Management) como um método para o efetivo planejamento de todos os recursos de manufatura de uma companhia industrial. Idealmente, ele contempla o planejamento operacional em unidades, o planejamento financeiro na moeda do país, tem a capacidade de simulações para responder questões “o que acontece-se” e extensão do ciclo fechado do “Planejamento de Necessidades de Materiais” MRP.

Não é exclusivamente uma aplicação de software, mas um casamento de competências pessoais, dedicação à exatidão da base de dados e recursos computacionais. Ele é um conceito de gerenciamento total de uma companhia para utilizar os recursos humanos mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com