TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Contextualização De Psicopedagogia

Trabalho Escolar: Fundamentos E Contextualização De Psicopedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO

Curso de Pós Graduação Lato sensu em Psicopedagogia

Disciplina: Fundamentos e Contextualização de Psicopedagogia

1 – O olhar psicopedagogico enfoca os movimentos, as acoes e condutas enquanto professional, buscando sempre novas alternativas para os limites que surgem, e descobrindo sempre novas possibilidades para a atuacao de educadores. Os avancos sao identificados como descobrir obstaculos no processo da aprendizagem e do desenvolvimento, na construcao de conhecimentos, nos comportamentos humanos e nos conhecimentos da pedagogia e da psicologia.

2 – A propria sociedade cria algumas dificuldades para que os pais criam seus filhos e com isso os pais estao preocupados com a educacao de seus filhos.Sao problemas de injustica, desigualdade entre familias, tudo sao fatores que influenciam diretamente nos filhos. Os principais fatores de dificuldade que interferem nos filhos sao a carencia afetiva entre filhos/pais, condicoes habitacionais, de higiene, nivel de ansiedade , nivel de instrucao dos pais relacoes interfamiliares. Na maioria das vezes as criancas mais afetadas no ato de aprender sao as de familias com condicoes economicas baixa. Pode-se observar qe na maioria das vezes o mau aluno e uma crianca carente, tambem nao se pode generalizar porque pode acontecer de ser uma crianca carente que so apresenta dificuldade em aprender na sala de aula e nao em outros ambientes, dai podemos considerar que o problema e no ambiente escolar. As vezes a propria escola pode estar causando dificuldades na aprendizagem.Quanto na familia o problema no ato de aprender pode estar diretamente ligada a relacao do pais. Muitas das vezes os pais nao tem recursos financeiros suficientes para ter e dar uma vida digna aos filhos, ou mesmo os pais separados, ou o filho mora com outro membro da familia, isto tudo afeta o ato de aprender. A educacao familiar infuencia muito nos filhos e com consequencias todas as acoes dos pais sao diretamente passadas para os filhos. A melhor educacao familiar e educacao na escola tem que ser transmitida com muito amor, carinho , coerencia e paciencia, desenvolvendo nos filhos a autoconfianca que influencia assim no ato de aprender.

3 – O psicopedagogo pode atuar em diversas areas, de forma preventiva e terapeutica, para compreender os processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas. Na linha preventiva, o psicopedagogo pode desempenhar uma pratica docente, envolvendo a preparacao de profissionais da educacao, ou mesmo dentro da escola. Ele detecta possiveis perturbacoes no processo da aprendizagem, participa da dinamica das relacoes entre aluno e familia, promove algumas orientacoes metodologicas de acordo com as caracteristicas dos individuos.

Na linha terapeutica, o psicopedagogo trata das dificuldades de aprendizagem, diagnosticando, orientando pais e professores, estabelecendo contato com os profissionais das areas psicologica e educacional. No entantro o psicopedagogo pode atuar tanto na saude como na educacao, ja que seu saber visa compreender as variadas dimensoes da aprendizagem humana.

4 – As praticas pedagogicas interferem na aprendizagem dos alunos como acoes usadas para ensinar, desde como preparar uma aula, com qual tecnica de metodologia usar. Os professores desenvolvem propostas construindo tambem outras formas de atuar: organizam e planejam acoes a partir de brincar, por considera-lo uma forma privilegiada de a crianca ser e estar no mundo. Constroem projetos, desenvolvem diferentes linguagens envolvendo temas relativos a natureza e tambem a cultura de cada crianca. Os professores tambem compreendem a importancia das diferents funcoes cuidar e educar.

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »