TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Metodologia De Matematica

Ensaios: Fundamentos E Metodologia De Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  1.199 Visualizações

Página 1 de 2

Pedagogia – 6° Série

Prof ° Maria Madalena Cravo Roxo

Atps: Fundamentos e Metodologia de Matemática

1° Etapa

Itapecerica da Serra, Setembro de 2013

Texto dissertativo argumentativo sobre as possibilidades de intervenção que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de números

O conhecimento de como a criança constrói o conceito de número é fundamental para que o seu aprendizado seja significativo e traga retorno em seu processo de aprendizagem.

Cabe aos educadores planejar a sua intervenção educativa com estratégias e atividades que favoreçam esta construção e tornem o número significativo para o contexto nas quais estão inseridos.

A ação do professor é extremamente necessária durante o processo.

Pois é ele que vai efetuar a seleção do material mais apropriado às questões mais significativas, bem como apresentar as atividades de forma seqüenciada que leve a um retorno satisfatório de seu trabalho para com os alunos.

Assim, as noções matemáticas envolvidas no sistema podem ser construída a partir das situações do dia-dia, cabendo ao educador apoiar o desenvolvimento do pensamento lógico matemático de cada criança.

O professor deve estar atento para conhecer e compreender os processos mentais dos alunos. A intervenção do professor tem que ser no sentido de ajudar, orientar e buscar soluções para que seus alunos aprendam.

São impressionantes o interesse, a energia e a velocidade com que as crianças aprendem em seus primeiros anos. Aprendem a andar, a falar, a se comunicar, a localizar objetos e locais, a reconhecer pessoas. Na pré- escola não é diferente no estudo de matemática, pois desde pequenos aprendem a contar os números.

Enfim são comuns, no mundo atual, situações-problema para as quais existe um leque de soluções possíveis, e que exigem, entre outros, conhecimentos matemáticos e tomadas de decisão. Elas requerem do aluno, mais que tudo, saber situar-se, perceber dados e conceitos de que vai precisar, saber procurá-los ou criá-los e saber raciocinar e relacioná-los de modo a obter uma resposta que, sem ser fachada, única e definida, seja uma solução positiva, dentro do seu contexto em seu dia- a dia.

PLANO DE AULA: “A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA”

Objetivos

• Conhecer a história do número nas civilizações antigas.

• Compreender o uso e a função do número nas civilizações antigas

• Perceber o sistema de numeração nas civilizações antigas.

Duração da aula

• 1aula

Estratégias

• Vídeo

• A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com