TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Metodologia De Matematica

Exames: Fundamentos E Metodologia De Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

O estágio no ensino fundamental 1 foi realizado na escola rocha firme, sobradinho Brasília df . O estágio foi feito por uma acadêmica, no período matutino nos dias 01\09\2014 a 12\09\2014.

A pratica em sala de aula levou a acadêmica a refletir como será o dia a dia como professora, e assim descobriu que enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos ideia do que é está frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento passado para as crianças, a responsabilidade é grande.

A experiência vivida na turma de seis anos na escola rocha firme mostrou claramente o que significa ser professor no ensino fundamental. Saber como trabalhar determinado conteúdo para que a criança realmente se desenvolva aprenda brincando e compreendendo o que está sendo transmitido. Portanto é no estágio prático em sala de aula que o futuro professor (a) tem a oportunidade de saber o que é exercer com êxito sua profissão.

DESENVOLVIMENTO

A escola rocha firme tem a capacidade de atender trezentas crianças com a idade do maternal ao 5º. É distribuída da seguinte forma: maternal, crianças de dois a três anos, jardim I, crianças de 4 anos , jardim II ,crianças de 5 anos ,1º ano , crianças de seis anos,2º ano, crianças de sete anos , 3º ano , crianças de 8 anos, 4º ano , crianças de 9 anos e 5º crianças de nove anos . Existe uma variação na idade devido a alunos que são repetentes ou entraram atrasados na escola.

A escola conta com quinze professoras, duas auxiliares de sala, duas faxineiras, uma cozinheira, uma secretária, uma diretora uma coordenadora pedagógica e administrativa. Quanto à estrutura física a escola conta além das salas de aula equipadas com banheiros, mesas e cadeiras que acompanham o tamanho das crianças, aparelhos de som, armários, quadro negro, alfabeto exposto na parede, números e formas geométricas, conta também com uma sala de bale, uma sala de vídeo, uma sala de informática, todas muito bem equipadas atendendo as exigências que as crianças necessitam.

Uma secretaria equipada com: arquivo, armários de aço, mesa com cadeiras, livros, computador e impressora.

Cozinha equipada com: fogão industrial de quatro bocas, geladeira, frízer, pia de inox, armários e dispensa.

Refeitório amplo com mesas e bancos.

Área externa com quadra de esportes e parquinhos com: escorregador, gira-gira, balanço, gangorra, caixa de areia, espaço gramado para recreação, casinha.

A sala de aula na qual foi realizado o estágio possui: duas janelas, uma porta de acesso, duas lâmpadas fluorescentes, um armário, estantes com literaturas e materiais didáticos, quadro negro, uma mesa com uma cadeira, para professora, doze mesas e doze cadeiras individuais e proporcionais ao tamanho das crianças, a decoração é feita com alfabetos em forma de centopeia com as formas geométricas e números feitos pela professora.

Os alunos sentam-se em trios, e no período em que foi realizado o estágio, estavam aprendendo sobre números, formação de frases.

A rotina dos alunos consiste em: chegar à creche às 7h e 30m, são recebidas pela professora e auxiliar, formam uma fila cantam uma musica oram e cada turma segue para suas turmas acompanhadas pelas suas professoras, e se passam as 5 horas de aula tendo suas aulas e com as outras muitas atividades que a escola oferece.

A coordenação da escola tem como atribuição atender as necessidades dos alunos. O trabalho se organiza através de planejamento dos conteúdos que serão trabalhados com os projetos.

As formações docentes são realizadas, na sala de coordenação uma vez por semana , os assuntos mais tratados são os valores e a socialização.

PLANO DE AULA

Plano de Aula, 20 horas divididas em: objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com