TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Economicos

Exames: Fundamentos Economicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Fundamentos Econômicos

Curso: Administração.

Professor: Joseane Borges de Miranda

Nome do aluno: Rodrigo Luiz Foss.

Data: 12 de setembro de 2011.

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia atentamente o texto a seguir e responda as perguntas (a) e (b).

Aprendemos que o problema fundamental da economia é a escassez. A economia é a ciência que estuda a maneira como esses recursos escassos são distribuídos com o objetivo de produzir bens e serviços para atender o consumo da sociedade.

a) A partir do conteúdo estudado, você diria que o conceito de escassez implica em escolha? Por quê?

Sim! Causam mudança do equilíbrio para um preço menor e uma quantidade maior; reduções na Oferta levam a aumentar o preço e diminuir a quantidade de equilíbrio.

b) Em caso positivo, dê dois exemplos relacionados ao texto que caracterize a necessidade de escolha em situação de escassez.

“A demanda mundial já ultrapassa a oferta”.

“Relatório do Congresso americano avalia a atual produção mundial em 124 mil toneladas por ano, enquanto o consumo já é de 134 mil toneladas, e deverá alcançar as 200 mil toneladas em 2014”.

2. Leia atentamente o texto abaixo e, considerando seus estudos até aqui, desenvolva a atividade que será proposta a seguir.

Faça uma análise crítica do texto acima. Sua análise deverá conter um resumo da ideia principal contida no texto e seu posicionamento sobre o assunto discutido. Você poderá aprofundar sua análise do tema buscando outras fontes de pesquisa (livros, jornais, internet, ctc.). Entre 15 e 20 linhas. (3,0 pontos)

Como o termo commodity refere-se à mercadoria e é utilizado em transações comerciais, esse termo é usado como referência aos produtos base (matéria-prima) ou um grau menor na industrialização produzida em grande escala, mas por produtores diferentes e que podem ser estocados por determinado período sem perda de qualidade. Por isso se torna um fator importante na economia, embora sejam mercadorias primárias, possuem cotação e negocialização globais onde as oscilações nas cotações têm impactos significativos podendo causar perdas e danos a países.

O ponto de equilíbrio – tende a se formar sempre que o mercado específico do bem ou serviço em questão funcionar plenamente. Ou seja, se houver concorrência entre os produtores e também entre os consumidores, e se ninguém dispuser de informações privilegiadas que possa usar contra o outro lado na negociação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com