TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Em Administraçao

Dissertações: Fundamentos Em Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO................................................................................................01

2.0 DADOS DE UMA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE ..........................02

2.1 DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA ..............................................02

2.2 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL..............................................................03

2.3 ESTATÍSTICA..............................................................................................04

2.4 CONTABILIDADE DE CUSTOS..................................................................05

2.5 DESPESAS ................................................................................................05

2.6 CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURAS DE CUSTOS INDUSTRIAIS...06

2.7 PERDAS E DESPERDÍCIOS INDUSTRIAIS.............................................07

3.0 CONCLUSÃO ............................................................................................08

4.0 REFERÊNCIAS .........................................................................................09

1.0 - INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem como proposta mostrar o funcionamento administrativo em uma indústria e a relação entre o patrão e o empregado. Em uma industria, as ações do trabalho proporcionam a produção de produtos de alta qualidade, produtividade e constante inovação cujo resultado é o sucesso empresarial. Os trabalhadores devem se sentir não como acessórios dos seus equipamentos de trabalho, mas sentir que sua criatividade tem significativa importância nos processos de produção como um todo; aos trabalhadores deve ser assegurado que sua participação nas decisões não afetará sua segurança no trabalho ou dos seus colegas e que seus direitos deverão ser cumpridos e ao administrador, cabe o papel de enquadrar a essa nova realidade, formada pela colaboração entre as partes, comunicação clara e trabalho em equipe.

Nesta indústria de papel trabalham 110 funcionários sendo, 70 homens e 40 mulheres. Nos últimas messes têm ocorrido alguns problemas na ARH, Administração de Recursos Humanos. A partir do ocorrido venho para prestar esclarecimento de algumas leis trabalhista que pode se requerer com o devido fato, e o que poderia ser feito para minimizar esses conflitos, responder questões da área administrativa, contábil também conceituar custos, despesas que uma indústria possui.

2.0 - INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE.

Situação da empresa:

Esta indústria conta com 110 empregados, destes 40 são mulheres e 70 são homens.

As empregadas mulheres não têm o costume de laborar na área de produção, mas sim no setor de embalagens dos papéis fabricados.

A intenção do administrador, em concentrar o trabalho feminino neste setor é assegurar um ambiente de trabalho mais sadio para as empregadas, com objetivo de reduzir os riscos que elas estariam submetidas. Porém alguns problemas começaram a surgir, mercadorias que vinham da produção, começaram a sumir algo que nunca tinha ocorrido quando somente homens laboravam no setor.

Ao buscar a solução para o conflito o administrador designa uma supervisora para realizar contínuas revistas nas empregadas.

Desse modo a supervisora então pede para que as empregadas tirem as suas roupas, ficando apenas de roupas íntimas. Ana uma das empregadas não permite que a supervisora faça a revista e se nega a tirar as roupas. Em decorrência desse fato de insubordinação, sentindo totalmente desrespeitada e para evitar que as outras empregadas tomassem a mesma atitude, a supervisora demite Ana por justa causa.

2.1 - DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA

1- A atitude da supervisora foi correta? Justifique.

Não foi correta a atitude da supervisora, poderia realizar entrevistas íntimas nas empregadas, tal atitude é proibida por lei (art. 373-A. VI- proceder ao empregador ou preposto a revistas íntimas nas empregadas ou funcionárias), a supervisora tinha que criar outro mecanismo para descobrir o sumiço das mercadorias.

2- A revista foi uma atitude adequada, eficaz e legal para resolver o problema do sumiço da mercadoria?

A revista da supervisora não foi uma atitude adequada, pois há outros mecanismos de resolver o problema de sumiço das mercadorias, não foi uma atitude eficaz porque a supervisora agiu errada podendo ainda enfrentar um processo judicial de danos morais e conversão da justa causa e, é ilegal porque vai contra a lei.

3- Ana poderia ajuizar uma ação trabalhista requerendo a sua reintegração ao emprego, a conversão justa causa em despedida sem justa causa e/ou indenização por danos morais?

Sim, a lei ordinária – lei nº 9799 de 26/05/1999, ementa: Insere na consolidação das leis do trabalho regras sobre o acesso da mulher ao mercado de trabalho e outras providências. Art. 373A. VI - proceder ao empregador ou preposto a revistas íntimas nas empregadas ou funcionárias. Como podemos ver esse tipo de procedimento é proibida por lei, e neste caso a lei está a favor de Ana.

2.2 - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL.

1- Como administrador, que atitudes você poderia tomar a fim de minar ou reduzir esses conflitos?

Quando ocorre um conflito, é preciso compreender suas dinâmicas e suas variáveis, neste caso eu como administrador procuraria desenvolver recursos de vigilância por câmeras, um curso de capacitação e a implantação de metas. Também voltaria às empregadas para o setor de embalagens dos papéis fabricados que precisa contar com um toque feminino. Realizar reuniões, oferecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com