TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Em Administração

Ensaios: Fundamentos Em Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

Reestruturação Organizacional

Os quatro elementos da administração, planejamento, organização, direção e controle, servem como princípios norteadores para o administrador. Segundo FAYOL eles buscam facilitar a gerência de empresas, sejam industriais, militares ou de qualquer índole. Seus princípios, suas regras e seus processos devem, pois, corresponder tanto às necessidades do exército como as da indústria.

Na empresa do Sr. Eustaquio serão quatro as áreas de operação da empresa. A área de Recursos Humanos, que terá como função os cuidados com os colaboradores da empresa. Desde a sua contratação, profissionalização e crescimento e atividades técnicas como folhas de pagamento. A principal atividade dessa área e motivar os funcionários da empresa, maximizando a produção sem exploração. A Área de Finanças e Contabilidade terá como atividade a gestão financeira da empresa, manter o livro Contábil atualizado, compra de insumos, e venda dos produtos. A Área de Marketing visa promover a empresa, através de campanhas publicitárias. E por fim a Área de Produção que têm função técnica. É ela o âmago da empresa, pois a fabricação dos polímeros é de sua responsabilidade.

O planejamento consiste em determinar os objetivos e as metas a serem cumpridas e as metodologias a serem aplicadas para atingir essas metas. Deve ser levado a priori, por constituir etapa essencial ao processo administrativo, é impensável que se organize algo, desde que não haja metas a serem cumpridas. Na Área de Recursos Humanos as metas são: a otimização da mão de obra através da profissionalização, e uma política democrática de avaliação, onde empresa e colaboradores em consonância avaliarão os seus desempenhos. A Área de Finanças terá como objetivo primordial buscar parcerias com fornecedores de insumos, buscando melhores preços, do mesmo modo buscar parcerias com grandes clientes buscando a exclusividades dos produtos nas gôndolas. A Área de Marketing deverá divulgar os produtos fabricados pela empresa em campanhas publicitárias. E tornar a imagem da empresa como referência no mercado. Por fim a Área de Produção que terá como meta, a maximização da produção e a criação de novos produtos que atendam a demanda do mercado.

As atividade de planejamento consistem em determinar os objetivos e as metas a serem cumpridas e as metodologias à serem aplicadas para atingir essas metas. Deve ser levado a priori, por constituir etapa essencial ao processo administrativo, é impensável que se organize algo, desde que não haja metas a serem cumpridas. Em Recurso Humanos, a participação dos colaboradores em cursos de profissionalização, especializando a mão de obra, além de reuniões trimestrais de avaliação, essas reuniões devem conter tanto o momento de discussões como também momentos de distração e confraternização. Na área de Finanças e Contabilidade deve-se pesquisas os preços e a qualidade do produto dos fornecedores, preço menores em troca da exclusividade. A mesma metodologia deve ser aplicada a clientela. No Marketing a criação de uma logomarca que represente a empresa a ser utilizada em campanha publicitária, e fazer pesquisa sobre o perfil da clientela, divulgando o produto de modo que o público-alvo queira comprá-lo. A Área de produção irá buscar meios que aumentem a produtividade, através de horários de trabalho elásticos, divisão de tarefas, além de manter uma sub-área, a de inovação, que avaliará o desempenhos dos produtos existentes e a criação de novos produtos.

As atividade de direção ou liderança consistem em Importante ingrediente na administração, consiste no processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Segundo Bateman e Snell: Liderar é estimular as pessoas a serem grandes executores. É dirigir, motivar e comunicar-se com os funcionários, individualmente e em grupos. Liderar envolve o contato diário e próximo com as pessoas, ajudando a guiá-las e a inspira-las em direção a conclusão dos objetivos organizacionais. Ocorrem em equipes, departamentos, divisões e no topo da totalidade das organizações”. (, 1998, p28.) Na área de Recursos de Humanos a liderança deve ser gerida por indivíduos que consigam identificar os pontos negativos dos colaboradores transformando em pontos positivos para a empresa. Fazer um ciclo de motivadores, colaboradores que por um período de tempo determinado de tempo desenvolverão funções de liderança. Na Área de Contabilidade e Finanças, a as atividades de liderança consiste em definir as metas financeiras a serem consagrada, e gerir os limites de entradas e saídas da empresas.Em Marketing as atividades de liderança consistem em atividades de caráter intelectual e criativo. E na Produção a nomeação de coordenadores para gerir equipes de trabalho, e supervisionara criação dos novos produtos

O Controle como função administrativa tem a finalidade de assegurar que os resultados daquilo que foi planejado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com