TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Em Administração

Casos: Fundamentos Em Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DIREITO EMPRESARIAL 4

3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 5

4 ESTATÍSTICA 7

5 CONTABILIDADE DE CUSTOS 8

6 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa fazer um estudo sobre o Caso SOMMERHAUZER no Brasil, empresa que iniciou suas atividades em 2009 em São Paulo, trabalhando diretamente com importações da China. A empresa teve um crescimento acelerado, devido especialmente à forma de gestão dos sócios, Sr. Nilton e esposa, que através da experiência de vida e do conhecimento acadêmico recém adquirido, buscaram base suficiente para gerir com sucesso o negócio da família.

Estas informações, de contexto administrativo, gestão de recursos humanos, gestão contábil, são de suma importância para o estudante de administração.

2 DIREITO EMPRESARIAL

Recentemente na legislação trabalhista, no mundo jurídico brasileiro, entrou em vigor a lei da Recuperação judicial, um novo conceito em substituição à antiga concordata.

No campo do Direito do Trabalho, repercute no relatório do Senador Tebet a proteção aos trabalhadores como conseqüência à preservação da empresa. Eis o princípio adotado pelo Senador: “os trabalhadores, por terem como único ou principal bem sua força de trabalho, devem ser protegidos, não só com precedência no recebimento de seus créditos na falência e na recuperação judicial, mas com instrumentos que, por preservarem a empresa, preservem também seus empregos e criem oportunidades para a grande massa de desempregados”.

Assim como toda ação, a Recuperação Judicial tem seu início com a distribuição de petição inicial que, nos termos do artigo 51 da Lei 11.101/05, deverá conter “a exposição das causas concretas da situação patrimonial do devedor e das razões da crise econômico-financeira”, e ser instruída com documentos que comprovam inequivocamente a crise noticiada, dentre eles, a relação integral de empregados, salários, indenizações e outras verbas trabalhistas, inclusive aquelas constantes das reclamatórias em trâmite. (FORTES, 2010)

Ou seja, caso a empresa atinja soma de dívidas onde não seja mais possível o pagamento, poderá recorrer à Lei da Recuperação Judicial. Criada essencialmente para proteger os direitos dos trabalhadores, mas buscando como conseqüência a manutenção do negócio, não a extinção.

3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

No texto base para este trabalho, temos uma parte que está descrita assim: “Como homem dinâmico e de pensamento absolutamente rápido, sua meta tem sido se adaptar aos ritmos e estilos dos funcionários que na maioria são amigos e conhecidos de outras empresas pelas quais ele passou. Ele diz ter vontade de fazer tudo sozinho. Como para quem tem um escritório no centro de São Paulo, um depósito em Itatiba-SP, dois escritórios no exterior – na China e no Chile –, isso não é possível, ele vai se ajustando e aprendendo a delegar”.

Em outro ponto, temos a descrição: “Quando pensa em ficar irritado de fato, lembra-se dos filhos, tem também consciência da importância dos seus negócios para ele mesmo, afinal é a realização de seu sonho, para a sua família e para os seus funcionários, pois a maioria saiu de outras empresas em que estavam estabelecidos para segui-lo. No final das contas ele continua firme, pois sabe, onde está não cabe recuo. O caso de Nilton Sommerhauzer é daqueles típicos em que o empregado passa a “ser patrão”.”

Pelos dois textos destacados acima, observa-se o claro estilo de liderança desempenhado por Nilton, além de que ele coloca como meta dele se adaptar ao estilo dos funcionários!!! Ou seja, como empresário, ele tem claro que quem faz sua empresa, o capital mais precioso, são os seus funcionários. Ele demonstra que busca se adaptar ao estilo dos mesmos, ou seja, com certeza, tendo filiais em outros países, o estilo das pessoas é diferente. Além disso, vale destacar que Nilton foi empregado durante muitos anos, e traz consigo uma bagagem de experiência e conhecimento de como um funcionário gosta de ser tratado, o que se pode esperar de um funcionário, sem deixá-lo cair em morbidez, mas cobrança positiva, foco, os funcionários devem manter.

Sendo a estratégia de uma organização e de qualquer uma de suas áreas funcionais um conceito orientado para o mercado, focado na vantagem competitiva que a empresa busca dentro de mercados de produto e/ou serviços onde atua, a administração de recursos humanos permite através de suas políticas, ligar suas funções às necessidades do mercado, cuidando para que no ambiente de trabalho sejam gerados comportamentos consistentes, vis-a-vis os objetivos organizacionais, dando à gestão de recursos humanos um enfoque estratégico. (DOMENICO, 1996)

Nilton conhece e destaca a responsabilidade que assumiu quando chamou pessoas que estavam em outras empresas, e também quando chamou amigos para trabalhar na SOMMERHAUZER.

Outra parte do texto ainda, aponta que a SOMMERHAUZER trabalha estimulando seus funcionários a se superarem, a darem mais de si: “e a relevância está no fato de o fenômeno ocorrer em um cenário em que se combinam tanto a ousadia pessoal quanto o estímulo que, neste episódio, o neoempresário recebeu, em função da forte mudança na estrutura mercadológica pela qual o setor passou, com a forte presença da importação chinesa.”

Mas em outra parte ainda do texto, é frisado qual o método de administração de recursos humanos utilizado, muito de acordo com as atuais tendências de gestão de pessoas: “Políticas e procedimentos relacionados com gestão de pessoas (incluindo cargos, salários, planos de carreira, benefícios, treinamentos) são aplicados ao mesmo tempo em que estão em construção. “

Ou seja, a empresa é na verdade, jovem ainda, está terminando de estabelecer seus programas de qualidade, sua forma de gestão, mas enquanto organiza isto, já trabalha e na prática, já valoriza em primeira mão o capital humano.

4 ESTATÍSTICA

Pela - Figura 1: BRASIL. Importação: Restante do mundo, China e Alemanha: 2000-2010 (página 7), em 2006 houve o primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com