TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Em Administração I

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Em Administração I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  2.984 Palavras (12 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

Para ocupar posição nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o administrador deve desenvolver e fazer uso da várias habilidades. Robert L. Katz classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. O gestor precisa dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização.

A seguir mostrarei como um administrado deve utilizar suas habilidades em relação e execução do trabalho, bom relacionamento, direcionamento das decisões das organizações, como as habilidades podem se alterar durante o tempo, etc.

Mais adiante veremos como as teorias viam cada indivíduo que falam como as organizações devem se portar diante do comportamento das pessoas Weber, Marx e Durkheim falam sobre a sociedade capitalista quais as teorias que eles apresentam sobre esse assunto. Buscaremos entender o conceito de anomia, racionalização e alienação explicados por estes três filósofos.

Um bom administrador deve ter também uma boa comunicação dominando todos os níveis de linguagem para que possa entender bem tanto a linguagem dos seus colaboradores quanto a linguagem técnica apresentada por níveis mais superiores de seus colaboradores ou fornecedores de sua organização, para finalizar veremos em uma entrevista com um trabalhador e com um gestor confrontando as suas idéias como um e outro entendem suas funções e as funções do outro.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1) Evolução da Teoria da Administração com relação as habilidades do administrador, quais são? Elas se alteram durante o tempo? Visão sobre o ser humano: como cada teoria via o indivíduo.

Há basicamente três tipos de habilidades necessárias, segundo Roberto L. Katz (apud KOETZ, 2009) para que o administrador possa atuar de maneira eficaz no processo de suas atividades. São elas: Habilidades Técnicas, Humanas e Conceituais.

Habilidades Técnicas são ligadas à execução do trabalhador, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.

Habilidades Humanas são necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

Habilidades Conceituais são necessárias ao proprietário, presidente de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na administração de empresa.

As pessoas vivem em constantes transformações, assim como as habilidades, que podem se alterar durante o tempo, devido a mudanças freqüentemente acontecidas nas organizações. Há uma necessidade muito grande de saber lidar com a inovação.

Na visão sobre o ser humano apresento duas teorias que se denominam X e Y. (apud KOETZ, 2009) “na teoria X [...] o homem é indolente e preguiçoso; trabalha o mínimo; não tem ambição; precisa de constante supervisão; não tem autocontrole nem disciplina; é avesso a mudanças; não assume riscos e normalmente seus objetivos não são os mesmos da empresa.” Se a maioria das pessoas são assim, compete a organização desenvolver ambientes, condições, cargos, atribuições, tarefas, atividades, processos de trabalho que reflitam esse conceito sobre a natureza humana no trabalho, que repercutam esta constatação, já que a tomada por verdade quase que de maneira absoluta. Já na teoria Y (apud KOETZ, 2009) “[...] o homem não evita o trabalho; as resistências existentes nos homens são resultados de experiências negativas do passado; o homem gosta de assumir responsabilidades; tem autocontrole e tem autodisciplina.” A função de um executivo que acredite nos pressupostos da teoria y, será então desenvolver ambientes e processos favoráveis ou facilitadores ao autocontrole no trabalho.

O trabalho em sentido econômico é toda a atividade desenvolvida pelo homem sobre uma matéria prima, geralmente com a ajuda de instrumentos, com a finalidade de produzir bens e serviços.

2.2) Teorias do trabalho

2.2.1) Demonstrar e explicar o conceito de trabalho e a visão da sociedade capitalista para Emile Durkhiem, Max Weber e Karl Marx.

Em sua obra intitulada As regras do método sociológico, de 1895, Durkheim afirma que: “espera ter definido exatamente o domínio da sociologia, domínio esse que só compreende um determinado grupo de fenômenos. Um fato social reconhece-se pelo seu poder de coação externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos; e a presença desse poder reconhece-se, por sua vez, pela existência de uma sanção determinada ou pela resistência que o fato opõe a qualquer iniciativa individual que tenda a violentá-lo [...]. É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais” (Fonte: Brasil Escola)

Isto é, ele via a sociedade como um corpo em funcionamento onde todos tem sua função e com a realização das funções individuais de cada componente o todo era concretizado. Seu objeto de estudo era o fato social, ou seja, todos os acontecimentos que se podem analisar. Durkheim em sua concepção acredita que o individuo é subordinado à sociedade, sendo ele agente passivo da maneira de vida imposta pela mesma, sempre defendendo o consenso e a ordem desacredita em transformações tornando-se assim um autor conservador, conformista.

As concepções de Karl Marx são inovadoras, pois trazem em si o desejo pela transformação da sociedade, ao contrário de Durkheim sua produção teórica baseava-se na negação do capitalismo, tendo como objetivo compreender a sociedade capitalista. Para Marx o individuo pode ser analisado separadamente, ele propõe a união entre teoria e prática. A sociologia passa a ser chamada de sociologia do conflito, pois divergiam as opiniões anteriores, sua preocupação maior se dava com a sociedade trabalhista, industrial. Elaborou conceitos sobre modo de produção, mercadoria, trabalho, mais-valia e alienação. Sempre explicava a sociedade com base nesse contexto.

Diferente de Durkheim e Marx, Weber vê a sociedade como o resultado de várias interações entre indivíduos, sociedade é o que se veicula entre os indivíduos. Segundo Werber podemos ser analisados de forma individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com