TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosoficos Da Educação

Trabalho Escolar: Fundamentos Filosoficos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO REPÚBLICA 7224

CURSO: PEDAGOGIA

CLAUDIA SOARES PINHEIRO FERREIRA – RA 448321

DINEIA DE OLIVEIRA CRUZ – RA 447469

ERILENE MALCHER DE AMORIM – RA 7701637648

SOCORRO DE OLIVEIRA PINHO – RA 7533653827

TEMA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA: MARIA MARICIANE MORES NUNES

BELÉM – PARÁ

2013

INTRODUÇÃO

Passaram se vários anos, sem que houvesse modificações no sistema educacional brasileiro. Não dispúnhamos de metodologia adequada, onde tivéssemos com que nos moldar. A educação brasileira era um sistema arcaico e sem condições de apresentar melhorias para o sistema de educação.

ELEMENTOS FILOSOFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇAO BRASILEIRA

Durante alguns anos, muitos foram os obstáculos que impediram o avanço do sistema educacional brasileiro. Nós não tínhamos estrutura nenhuma, para sermos chamados de sistema de educação.

Tudo que tínhamos era trazido da Europa e nossos educadores eram escolhidos por seus senhores, que tiravam aqueles que se destacavam entre seus escravos, com uma leitura significativa, para fazer o papel de educador em troca de alguma benfeitoria.

E por muitos anos foi assim, o ensino era sem nenhuma estrutura, não havia um preparo, os filhos eram entregues a boa sorte, alguns tinham sempre a ajuda da mãe, que com pouca leitura, tinha o prazer de ver seus filhos aprendendo o pouco que sabia.

Com o surgimento de pessoas vindas da Europa; muitos traziam livros em suas bagagens, para negociar com senhores donos de terras que eram analfabetos, mas queriam que seus filhos fossem doutores, adquiriam estes livros e obrigavam aqueles que sabiam a ensinar seus filhos nos casarões.

Isto só veio melhorar em termos de conhecimentos com a chegada dos profissionais da educação que vieram de fora trazendo novidades, que iriam implantar no sistema educacional, mas para isso teriam que qualificar os professores que aqui existiam colocados na base da politicagem dos senhores de terra.

Nesta época o nosso sistema educacional era fraco, precisava passar por reformulação e a filosofia trouxe uma metodologia pouco convencional, o qual para funcionar era necessário fazer com que todos que exerciam a docência teriam que voltar para um complemento educacional, ou seja, quem lecionava precisava voltar para sala de aula pois muitas das vezes quem ensinava nunca tinha frequentado uma sala de aula.

Por isso a filosofia contribuiu para a implantação de saberes desconhecidos, que veio à tona com a chegada de novos conhecimentos vindo da Europa, por que não existia um sistema educacional com qualificação adequada para avançar com um desempenho e acompanhar o desenvolvimento daquelas crianças que aprendiam à moda vamos se embora, por pessoas que mal sabiam ler e escrever.

Uma educação carente de qualificação que atravessava transformação sem em estar dentro do padrão de qualquer escola Europeia. Tudo era imigrado, e o que se produzia era levado para ser comercializado fora do Brasil, com esse intercâmbio, foi necessário trazer também mão de obra especializada na área da educação, para através da mesma, e com a ajuda da filosofia implantar um sistema educacional brasileiro com estilo europeu.

Só assim, passamos depois de muitos anos a ter uma diferença na qualidade de nosso sistema educacional, isto facilitou muito o desenvolvimento educacional e o crescimento de grandes escolas que começaram a ser respeitadas, com essas grandes mudanças na educação brasileira.

OBJETIVO GERAL: Suprir as discrepâncias existentes na elaboração do currículo escolar.

DIFICULDADES DE IMPLANTAÇAO DA FILOSOFIA NO CURRICULO ESCOLAR

Antes de qualquer coisa, a filosofia é uma realidade existente não pode ser negada, pois seja ela uma ciência esta presente em nosso mundo, a vida sem a filosofia seria muito difícil pois através dela podemos tornar o nosso dia-a-dia mais tranquilo, porque podemos tirar proveito dos seus conceito que torna muito mais fácil as resoluções no cotidiano. Com isto os saberes facilitam o desenvolvimento de competência para os seres humanos.

Não parece difícil decifrar tal questionamento, a natureza exige uma disposição para sua tarefa, um tamanho envolvimento que se eu a compreendesse, teria de alterar minha vida toda, com isto a filosofia difere dos demais juízos, falhas equivocadas e porque não muda-la. A natureza da filosofia, ainda mergulha numa infinita atitude critica frente a realidade, e busca desvendar, tira o véu das coisas, possibilitando resoluções dos problemas que a realidade nos coloca.

A natureza da filosofia apresenta seus conceitos na implantação para a construção de um currículo escolar, mas esbarra nas dificuldades quer seja introduzida no fornecimento dos conceitos que contribuíram para essa elaboração dentro dos padrões que esta apresenta.

Com isto podemos compreender o porque da não aceitação da filosofia como complemento de novas implantações, que contribuirão para um novo enunciado que venha facilitar os objetivos que devem ser implantados com esta ciência chamada filosofia. Partindo do pressuposto que está filosofia apresenta devemos observar que tais técnicas poderão bater de frente com os conceitos já conhecidos. Mesmo assim esta filosofia vem com caráter de apresentar uma metodologia que facilite o aprendizado e deixe respaldo para que os mesmos desempenhem com eficiência e qualidade tudo aquilo que utilizamos para seu aprimoramento.

Os problemas mais importantes da filosofia estão em aberto; ou seja, não há um consenso entre os especialistas quanto à sua solução. Por isso, há quem considere que não é judicioso estudar filosofia do mesmo modo que se pode estudar historia ou física. O ensino destas ultimas disciplinas consiste quase exclusivamente em compreender os resultados consensuais dessas disciplinas; não se aprende propriamente a fazer historia ou física. Isto porque se considera que para poder fazer tais coisas é preciso estudar primeiro durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com