TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos Da Educação.

Trabalho Universitário: Fundamentos Filosóficos Da Educação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo e as dificuldades de Implementação da disciplina no currículo escolar

Filosofia (literalmente amor à sabedoria) é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingui da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações.

A filosofia promove no ser humano um constante questionar e refletir, criando internamente neste sujeito, inúmeros conflitos do pensamento e da matéria, auxiliando assim no surgimento de novas ideias, novos anseios, demonstrando a insatisfação e a busca incansável do ser pensante, sempre disposto a enfrentar os desafios na busca incessante pelo conhecimento, caracterizando esse estudo como algo em aberto, flexível e dinâmico. De modo geral, mas não como uma classificação definitiva, podemos distinguir os seguintes campos da investigação filosófica: a lógica, a metafísica, a teoria de conhecimento, a epistemologia, a antropologia, a axiologia, a filosofia política, a ética, a estítica, a filosofia da linguagem e da educação.

A filosofia distingue-se de disciplinas como a história ou a física, por apresentar poucos resultados consensuais: a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto, mas em nada diminui o seu valor cognitivo ou social, a sua seriedade acadêmica ou escolar, ou a sua importância existencial.

A natureza da filosofia levanta obstáculos sérios ao seu ensino, pois é fundamentalmente discussão de ideias, e as instituições de ensino podem não estar vocacionadas para acolher tal coisa. Mas este não é o único obstáculo ao ensino da filosofia; a própria cultura em que estamos envolvidos pode ser um empecilho ao estudo da mesma.

As instituições de ensino estão sobretudo preparadas para ensinar os estudantes os resultados consensuais substanciais das diferentes disciplinas das humanidades, das ciências da natureza ou da matemática. Estas instituições procuram apresentar aos estudantes, tais resultados de modo a que estes possam compreendê-los e passem a dominá-los com proficiência. Ao educando, compete unicamente compreender os resultados fundamentais da sua disciplina, e eventualmente saber aplica-los no desempenho de uma profissão associada, A solução habitual é procurar substituir a disciplina em questão, por outra coisa qualquer: pela história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com