TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos Em Educação

Artigo: Fundamentos Filosóficos Em Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 7

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTE DE FLORESTA.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA

ANA CLAUDIA M.B. DE OLIVEIRA

ANA PAULA LIMA SANTOS

CICERA DANIELLE FERREIRA DOS SANTOS

JOSÉ MARCOS DE LIMA SANTOS

MARGARETE MARIA DA SILVA

Quipapá – PE

2014

ANA CLAUDIA M.B. DE OLIVEIRA

ANA PAULA LIMA SANTOS

CICERA DANIELLE FERREIRA DOS SANTOS

JOSÉ MARCOS DE LIMA SANTOS

MARGARETE MARIA DA SILVA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

DISCALCULIA

Trabalho apresentado na disciplina de Psicologia da Aprendizagem, sob orientação da professora Karla Cintra do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Floresta – ISEF, como critério parcial para obtenção de nota.

Quipapá – PE

2014

Introdução

Este trabalho tem como objetivo por meio de leitura e estudo do tema discalculia em foco mostrar um pouco desse distúrbio que aparecem no inicio da alfabetização da criança no ensino-aprendizado, conhecer esse distúrbio é de grande importância, pois ele é o caminho para desenvolver uma metodologia especifica de acordo com a idade e grau dessa patologia, pois e pelo simples fato desse aluno do conviver com seus semelhantes, desenvolvendo-se com o tempo o aprendizado, e podendo assim decodificar símbolos, sinais e números, um conhecimento comum que é vivenciado no seu dia a dia.

Observamos a necessidade de obter mais conhecimento desse distúrbio, pois só assim poderemos como profissionais da educação desenvolver técnicas para atingirmos o nível acadêmico satisfatório desses alunos. É claro que nesse trabalho realizado não dá pra abrangermos toda sua estrutura e conhecimento, mas nos deixa mais esclarecidos sobre o assunto.

Conclusão

Concluímos que este trabalho veio a enriquecer nossa experiência como alunos e futuros professores, veio para nos instruir em atuarmos como melhores profissionais na área de educação, e nessa perspectiva a respeito desse distúrbio, a discalculia vem dificultando alunos no processo da compreensão de leitura de códigos, sinais e números. Observamos que ela tem uma grande influência no aprendizado desses alunos com esse problema, que com o tempo de vida seja nos aspectos: social, cultural e intelectual no desenvolvimento desses lhes causa sérios problemas no processo de sua formação, considerando assim a importância de conhecermos para assim em sala de aula realizar intervenções que venha proporcionar o ensino-aprendizado.

Podemos afirmar que é necessário ter um esclarecimento mais amplo já que é através do conhecimento desse tema que podemos de certa forma ajuda os alunos no desenvolvimento dos mesmos em suas formas de se expressar em todos os seus aspectos e níveis e graus.

Por isso concluímos dizendo que é relevante o estudo e conhecimento do tema abordado, pois através da interferência do educador o aluno poderá ter uma formação acadêmica de um ser humano, e nos aspectos de sua autonomia, comportamentos, e atitudes incluindo a capacidade de conviver no contexto social com as diferenças.

Discalculia: o que você precisa saber para ajudar seus alunos.

Conceito Etimológico ou Etimologia

Discalculia (do grego dýs+calculare, dificuldade ao calcular ou dis, mal) e do Latin (calculare, contar) formando: contando mal. Essa palavra calculare vem, por sua vez, de cálculo, que significa o seixo ou um dos contadores em um ábaco. É definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números é um impedimento da matemática que vá adiante junto com um número de outras limitações, tais como a introspecção espacial, o tempo, a memória pobre, e os problemas de ortografia.

Há indicações de que é um impedimento congênito ou hereditário, com um contexto neurológico uma inabilidade menos conhecida, bem como e potencialmente relacionada à dislexia e a dispraxia mas que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência. Crianças portadoras de discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir seqüências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros.

A discalculia ocorre em pessoas de qualquer nível de QI, mas significa que têm frequentemente problemas específicos com matemática, tempo, medida, etc. Discalculia (em sua definição mais geral) não é rara. Muitas daquelas com dislexia ou dispraxia tem discalculia também. Há também alguma evidência para sugerir que este tipo de distúrbio é parcialmente hereditário. Para ser classificada como discalculia não pode ser causada por problemas na visão e/ou audição.

O termo discalculia é usado frequentemente ao consultar especificamente à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas, mas é definido por alguns profissionais educacionais como uma inabilidade mais fundamental para conceitualizar números como um conceito abstrato de quantidades comparativas.

Não confundir com acalculia, que se refere à perda da capacidade de calcular causada por danos neurológicos.

Ladislav Kosc descreveu seis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com