TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Históricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  3.777 Palavras (16 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera- UNIDERP

Centro De Educação A Distância

Polo- Serra Talhada-PE

Serviço Social 2° Semestre

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

Professor da Disciplina (a) CAD: Maria Clotilde Bastos

Professor da Disciplina (a) EAD: Elizangela Vieira

Equipe:

Ana Maria Gusmão Albuquerque

Lucilene Fernandes da Silva RA: 441091

Ozeane Coriolanio Ferreira Diniz RA: 440506

Introdução:

Em nosso trabalho é possível analisar diversos temas desde como se introduziu o serviço social no Brasil, sua finalidade os problemas sociais que ocorrem, como eles ocorrem qual seu foco e como os resolve-los desenvolvendo assim habilidades que nos demonstram como agir mediante as devidas situações com a pesquisa foi possível elencar quais os problemas que ainda cercam nossa sociedade vendo de maneira fixa qual o papel do assistente social com interventor com suas medidas técnicas.

Serra Talhada 30/09/13

Etapa1

Questões sociais retratadas ao longo do filme: Tempos Modernos.

 Exploração no trabalho;

 Falta de segurança pessoal no trabalho;

 Doença gerada do trabalho, devido à exploração;

 Movimentos trabalhistas (por seus direitos);

 Falta de emprego (devido ao fechamento das fábricas);

 A fome (devido à falta de emprego).

Questões sociais do Brasil.

Há 500anos a burguesia brasileira deveria envergonhar-se em dominar um dos territórios mais ricos em riquezas naturais do planeta, e após tanto modernismo, tantas viagens para o interior, ainda não conseguiu resolver um problema básico de nossa sociedade: A fome. Não bastaram os gritos de “Betinho”, que mais recentemente importunou os ouvidos das elites. O problema persiste e a cada dia parece aumentar.

O problema agrário brasileiro nas últimas décadas difundiu-se com bastante frequência entre as elites dominantes e mesmo no meio acadêmico, que no Brasil não existia mais um problema agrário como havia sido destacado pelos clássicos do desenvolvimento nascente do capitalismo.Como: a elevada concentração da propriedade da terra; a má utilização da terra no Brasil; o que se produz na agricultura brasileira; Êxodo Rural em função das características da organização da produção no meio rural.

O êxodo rural se transformou de um processo natural de urbanização em grave problema social, segundo o IBGE, de 1970 a 1990, 30 milhões de brasileiros saíram de seus locais de moradia no interior e migraram para as grandes cidades. Migraram para as capitais, formando grandes metrópoles, praticamente inabitáveis para os padrões modernos da sociedade. Levando à ocorrência dos problemas sociais como a falta de emprego, a exploração no trabalho, marginalidade, violência, falta de moradia, esgoto e água tratada a indicadores insuportáveis.

Pesquisa: Vida e obra de Josué de Castro.

O filme Tempos Modernos, nos mostra a realidade, o mundo atual que vivemos, retratando o direito e deveres dos Brasileiros, que foram representados por um jovem sonhador. (Charlie Chaplin). Trabalhava em uma metalúrgica, dava duro com os colegas e tinha poucas horas de descanso. Trabalhava sem segurança pessoal, colocando a própria vida e risco. Hoje muitos brasileiros, deixam a zona rural para o centro urbano em busca de sonhos. Quando chegam à cidade não tem moradia nem dinheiro para se manter, por isso acabam aceitando qualquer trabalho, até mesmo a serem explorados em troca de moradia e alimento.

No filme, com o movimento trabalhista, muitas fábricas fecharam, com a falta de emprego as pessoas invadiam as fábricas e supermercados, em busca de alimentos para o sustento da sua família. No tempo de hoje não muda muita coisa, as pessoas ainda lutam por seus direitos civis, entendido como aqueles que garantem a liberdade individual e igualdade perante a lei. Devido à exploração e a péssima qualidade de serviços, muitos adquirem doenças sem direito a indenização. Outros se aposentam antes da idade com sequelas devido a exploração. Hoje todas as categorias são representadas por sindicatos que evitam os abusos dos patrões e lutam por melhorias. A fome é outro tema importante que está representado no filme por uma jovem órfã que passava fome com suas duas imãs e furtava alimentos para se alimentarem.

Uma questão bastante delicada no Brasil é a fome, “... ela é forte e mata. [...] Pelo pavor da fome devorar a vida, perde-se o limite dos muros.” (QUEIROZ, Bartolomeu Campos de.).

Crianças sendo exploradas pelos pais, tendo que trabalhar para ajudar no sustento da casa. Não tendo o direito de estudar, deixando os seus sonhos para trás, outras vão para a escola só para comer a merenda, por não terem alimento em casa.

A suficiência escolaridade e treinamento, o objetivo seria reduzir as desigualdades, de caráter financeiro social e psicológico, pois são elas que impedem à educação e o desenvolvimento das pessoas no Brasil. A diferença salarial é muito grande, o pai de família não tem condições de sustentá-la com um salário mínimo. Por isso algumas crianças vão trabalhar e não a escola.

No ano 2000 com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a parcela constituída por 1% dos mais ricos da população detém 13,8% da renda total, enquanto os 50% mais pobres detém somente 13,5%. Ou seja, uma pessoa rica ganha mais que cinquenta pessoas pobres. Trinta e dois milhões de brasileiros estão a baixo da linha da pobreza e enfrentam a cada dia o problema da fome. Numa sociedade capitalista onde a competição no mercado de trabalho torna-se cada vez mais feroz é evidente que a manutenção das condições que determinam a formação de um alto contingente populacional que não tem oportunidade de desenvolver todo o seu potencial genético, físico e intelectual, representa mais um fator de injustiça social a colaborar na sustentação e reprodução da estrutura social. Se não pudermos mudar o país devemos estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com