TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos

Ensaios: Fundamentos Históricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  3.597 Visualizações

Página 1 de 4

• Pergunta 1

0,25 em 0,25 pontos

No período de 1930 a 1945 ocorrem dois grandes eventos político-sociais: a Segunda Guerra Mundial (Europa) e o período do Estado Novo (Brasil). As mudanças econômicas, políticas e sociais que então ocorrem requerem também mudanças no serviço social que vinha sendo realizado, o que leva ao surgimento da profissão no Brasil. Nessa época, sofríamos qual influência em nossa prática profissional?

Resposta Selecionada: b.

Influência europeia.

Feedback da resposta: Quando a profissão surgiu no Brasil, nossa prática sofria influência europeia, principalmente da França e da Bélgica, países onde se formaram as pioneiras do serviço social no Brasil. Nessa época, o serviço social estava mais vinculado aos ideais católicos e messiânicos.

• Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

Entre os anos de 1935 a 1939, a ação profissional abrangia um trabalho com migrantes, imigrantes, famílias de operários, menores, desvalidos, trabalhadores e egressos de reformatórios, penitenciárias e hospitais, por meio de uma prática _________________ e eminentemente ___________________. Complete as lacunas com a alternativa que está correta.

Resposta Selecionada: c.

doutrinária, assistencial.

Feedback da resposta: Nesse período, a nossa prática era doutrinária e assistencial. Não possuíamos ainda uma teoria e um método de nossa ação profissional. A renovação do serviço social ocorreu mais tarde, como podemos ver na história da evolução do serviço social.

• Pergunta 3

0,25 em 0,25 pontos

Observa-se uma substituição da influencia _____________________ pela ______________, marcada pelo Congresso Interamericano de Serviço Social, realizado em 1941, em Atlantic City (EUA), que alterava o processo de formação dos assistentes sociais e, consequentemente, a prática profissional.

Resposta Selecionada: a.

europeia, norte-americana.

Feedback da resposta: A partir do congresso realizado em 1941, em Atlantic City, no qual tomaram parte assistentes sociais brasileiras, vemos aumentar a participação dessas profissionais em congressos e cursos nos EUA, o que resulta na substituição paulatina da influência europeia pela norte-americana. Na prática, a mudança era de uma análise mais voltada para o psicológico, com o indivíduo sendo estudado a partir da história familiar e individual.

• Pergunta 4

0,25 em 0,25 pontos

Assinale a alternativa que corresponde aos três temas do I Congresso Pan-Americano de Serviço Social, que ocorreu no Chile em 1945.

Resposta Selecionada: a.

O ensino de serviço social, temas oficiais e temas livres.

Feedback da resposta: O tema principal desse encontro foi o ensino do serviço social, o que levou os participantes a procurar definir as normas para o funcionamento das escolas a partir de um padrão mínimo de exigências, como planos de trabalho e um currículo básico; os temas oficiais abordaram o serviço social em vários contextos: no meio rural, no meio industrial, nas instituições médicas e, por último, em relação à infância e à adolescência. Nesse congresso também foram apresentadas as primeiras expressões de mudança metodológica – porém com traços de continuidade –, uma reafirmação da influência norte-americana que marcava uma nova hegemonia internacional.

• Pergunta 5

0,25 em 0,25 pontos

O II Congresso Pan-Americano de Serviço Social ocorreu em 1949, no Rio de Janeiro, e teve como tema central ____________________________. Assinale a alternativa que marca o tema do congresso.

Resposta Selecionada: d.

O serviço social e a família.

Feedback da resposta: Na busca por um arsenal teórico e metodológico, esse congresso é marcado pela discussão do serviço social e a família, em que se estabelecia uma concepção de família que pudesse elucidar o trabalho profissional. Nesse congresso também se deu maior ênfase à psicologia e à técnica, definindo novas qualidades para o assistente social.

• Pergunta 6

0,25 em 0,25 pontos

A partir da influência teórica e metodológica estabelecida segundo o contexto dos congressos de serviço social, a década de 1950 foi marcada por qual fase da profissão?

Resposta Selecionada: e.

Pela fase de renovação crítica.

Feedback da resposta: A década de 1950 foi marcada pela fase de renovação crítica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com