TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos

Artigos Científicos: Fundamentos Históricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

ARTIGO CIENTÍFICO

Artigo científico apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos Históricos e Teóricos – metodológicos do Serviço Social III do Curso de Serviço Social, do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, ministrado pelo Tutor presencial ................................................

Ribas do Rio Pardo - MS

Outubro / 2014

Sumário

A importância do Serviço Social nos dias de hoje 5

Filantropia e a sua relação com o Serviço Social 6

Assistencialismo e a sua relação com o Serviço Social 7

Mercado de trabalho do Assistente Social 8

As condições de trabalho no setor privado, setor público e no terceiro setor. 8

Considerações Finais 9

Referências Bibliográficas 9

A importância do Serviço Social nos dias de hoje

Atualmente o Serviço Social é uma profissão quase que exclusivamente de intervenção em questões sociais.

É uma profissão onde o profissional deve possuir conhecimentos em outras áreas, como sociologia, psicologia, filosofia, pedagogia, ou seja, ciências sociais e humanas que interfiram nas ações sociais, em busca de novos conhecimentos com compreensão crítica construtiva tornando-se competentes profissionais embasados de forma teórica e prática.

Redimensionar o perfil profissional que exige na atualidade um conhecimento de línguas estrangeiras, de informática, sintonias com as mudanças e atenção a qualificação continua. Requisita-se um profissional crítico com competência teórico-metodológica, técnico operativa e ético-política, dotado de habilidades como criatividade, versatilidade, iniciativa, liderança, capacidade de negociação, resolutiva e de argumentação, habilidade para o trabalho interdisciplinar e para atuar no campo da consultoria( KROIKE,1997).

O Assistente Social é o profissional responsável por pesquisas investigativas da realidade social na qual se inserem usuários em situações de vulnerabilidade, atuando na formulação, execução e avaliação de programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. Deve ser o responsável por propor e implementar políticas sociais, avaliar projetos sociais, realizar visitas domiciliares, emitir pareceres, e outras atribuições que se fizerem necessárias para diminuir as desigualdades socioeconômicas e assistenciais não somente de um usuário, mas também de grupos, em relações mais amplas.

O serviço social visa contribuir com a inclusão e acesso aos bens e serviços assistenciais e sociais.

Dessa forma, a Política Social Pública permite aos cidadãos acessar recursos, bens e serviços sociais necessários, sob múltiplos aspectos e dimensões da vida: social, econômico, cultural, político, ambiental, entre outros. É nesse sentido que as políticas públicas devem estar voltadas para a realização de direitos, necessidades e potencialidades dos cidadãos de um Estado. (YASBEK, 2008 p.85)

Entendemos ainda que o profissional de Serviço Social conseguiu muitos avanços e conquistas após a promulgação da lei nº 8.742/93, Lei Orgânica da Assistência Social, especialmente em seu artigo 5º.

Art. 5º - A organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes:

I - descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo;

II - participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

III - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo. (BRASIL, 1993).

O profissional de Serviço Social deve ser o responsável por garantir que as diretrizes se efetivem de forma viável a todos que dela usufruam e que as ações governamentais sejam organizadas e realizadas de forma consciente, responsável e humanizada.

Portanto, levando-nos a refletir sobre o real desafio do Assistente Social na contemporaneidade que é trabalhar realmente em prol da extinção das desigualdades sociais, das irresponsabilidades dos poderes públicos sobre a seguridade e direitos sociais.

Filantropia e a sua relação com o Serviço Social

Relacionar filantropia com a profissão de Serviço Social nos leva a refletir sobre toda a trajetória do serviço social desde seu início aos dias de hoje.

O Serviço Social , após pesquisas realizadas e estudos anteriores nos retrata que o mesmo teve origem no final do século XIX. No princípio, possuía caráter de filantropia, atendendo às imposições da Igreja Católica, com aspectos humanistas. Serviu aos propósitos da burguesia, que utilizou os primeiros profissionais da área, para, de forma indireta, amenizar os conflitos surgidos entre a crescente classe operária absorvida pelo sistema capitalista em ascensão, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos da América.

Neto (2006, p. 79), cita que:

Emergindo como profissão a partir do background acumulado na organização da filantropia própria à sociedade burguesa, o Serviço Social desborda o acervo das suas protoformas ao se desenvolver como um produto típico da divisão social (e técnica) do trabalho da ordem monopólica. Originalmente parametrado e dinamizado pelo pensamento conservador, adequou-se ao tratamento dos problemas sociais quer tomados nas suas refrações individualizadas (donde a funcionalidade da psicologização das relações sociais), quer tomados como sequelas inevitáveis do ‘progresso’ (donde a funcionalidade da perspectiva ‘pública’ da intervenção - e desenvolveu-se legitimando-se precisamente como interveniente prático-empírico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com