TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Na Economia

Trabalho Escolar: Fundamentos Na Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Nas taxas flexíveis o governo não se compromete com a paridade e deixa a cargo do mercado a determinação do valor da moeda em relação a outra. Neste caso as leis de oferta e procura é que determinará a todo momento a paridade entre os valores de duas moedas. É o que acontece atualmente no Brasil onde o preço do dólar (e demais moedas), variam a todo momento de acordo com o mercado.

Como a paridade é determinada pelo mercado, tem-se uma maior oscilação nos preços das moedas estrangeiras em relação a moeda local o que pode causar problemas colaterais para determinados setores da economia e ao mesmo tempo benefícios para outros. Como não se tem um parâmetro fixo a ser seguido a economia pode ficar a mercê de crises externas, ou seja, importar crises de outros países, algo que acontece no momento. Por outro lado sem a necessidade de intervir as reservas internacionais sobem e nos confere um seguro adicional e relativa independência de órgãos como o FMI. No entanto, sem um indexador os riscos inflacionários crescem e para controlar a subida de preços outros mecanismos precisam ser utilizados (manutenção de juros altos, redução de gastos governamentais, etc).

A vantagem comparativa nos remete à idéia de custo de oportunidade, ou seja, para produzir mais de um determinado bem você teria que deixar de produzir determinada quantidade de outro bem. Neste sentido, um país teria vantagem comparativa num bem se o custo de oportunidade da produção do bem em termos de outros bens é mais baixo que em outros países.

Taxa de câmbio é o preço, em termos da moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. De uma forma geral, a taxa de câmbio entre duas moedas quaisquer deve refletir a relação entre os preços domésticos e os preços praticados nos demais países, dos bens, serviços e fatores de produção. Neste sentido, deve-se observar que as quantidades de uma moeda em relação a outra, digamos, o dólar, não tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com