TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos

Artigo: Fundamentos Sociológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DO AVA

Passo 1: Leia o Capítulo 4 do livro-texto e defina, com suas palavras, em até 10 linhas, o que Max Weber apontou como a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático.

Passo 2: Baseie-se na teoria de Max Weber para apresentar como se comporta o professor neste modelo de escola baseada no fornecimento educação especializada – burocrática ou do treinamento. Faça um resumo de, no máximo, 20 linhas para apresentar as ideias do autor.

Passo 3: Pense nas suas experiências escolares e reflita se algum dos seus professores dos ensinos fundamental e/ou médio se comportavam como burocráticos-disciplinadores. Então, responda, em no máximo 30 linhas, como você acha que tais comportamentos podem ter limitado a sua formação escolar.

Passo 4: Ao finalizar o texto, poste-o no AVA.

Passo 1

Max Weber apontou como a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático, sendo assim institucional porque é uma esfera da ação do Estado, racional porque é racionalizada, têm objetivos e fins, burocrática porque os funcionários da educação são hierarquizados, seguem regras burocráticas (para Weber a burocracia é necessária as ações de um estado). Weber tinha as suas analises sociológicas baseadas em uma sociedade moderna, isto é, uma sociedade centrada na razão.

Passo2

O professor neste processo de formação do aluno ele se comporta na medida em que o aluno se apresenta.

Ele é determinante para a formação do aluno em sua carreira e seus objetivos. Para Weber o aluno não tem essa liberdade de pensamento e autonomia, para refletir, mas simplesmente baseado em treinamento rígido pelo método e principio de ensino.

A educação baseada neste principio de treinamento e burocracia, por muitas vezes o aluno fica talvez isolado por este critério de ensinamento sem poder dar a sua opinião e até mesmo critica. Para Weber isso massifica e não estimula o aluno, ou seja, o individuo ele fica limitado aos modelos apresentado pela sociedade e para isto Weber destaca que o individuo tenha vocação e carisma para poder formar especialistas com espirito e homens do prazer com coração.

Esta educação racional e burocrática é assim mostrada como um ensino com pouca liberdade de conhecimento.

Assim como Weber diz que o individuo esta sendo imposto pela sociedade por uma burocratização e para isso o homem precisa se libertar deste egoísmo e acaba não se desenvolvendo e Weber diz que o homem precisa de carisma e de vocação. Diante destes acontecimentos e fatos o que podemos destacar é que o aluno é um ser e como ser tem suas emoçõe e sentimentos e tem toda a liberdade de pensar e propor ideias.

Passo3

Os meus professores não tinham esse tipo de postura muito pelo contrario dês de muito cedo aprendi a ver meus professores como fontes de aprendizado, como interlocutores, capazes de nós ajudarmos na busca do conhecimento e não como “OS SABE TUDO” a maioria dava a chance de corrigi-los se estivessem errados, pois sempre havia bastante diálogos, isso sempre deixou as aulas prazerosas, acredito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com