TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos Da Educação

Artigos Científicos: Fundamentos Sociológicos Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  1.132 Visualizações

Página 1 de 3

Esta atividade é importante para que você compreenda as definições e problematize as concepções da Sociologia da Educação.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Pesquisar, em diversos meios de informação (livros, jornais, revistas, dicionários e sites institucionais), sobre o significado de Sociologia e suas contribuições para a educação.

Sugestões para leitura

 FERREIRA, Rosilda Arruda. Sociologia da Educação: Uma análise de suas origens e desenvolvimento a partir de um enfoque da sociologia do conhecimento. Disponível em: <http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rle/n7/n7a07.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2012.

 NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2012.

Pedagogia - 4ª Série - Fundamentos Sociológicos da Educação

Marciene Aparecida Santos Reis

Pág. 4 de 6

Passo 2 (Individual)

Identificar e listar os significados de Sociologia e suas contribuições para a educação.

Passo 3 (Equipe)

Compartilhar as reflexões obtidas diante da pesquisa realizada. Discutir sobre as dúvidas e propor caminhos para solucioná-las. Problematizar a Sociologia da Educação no cotidiano escolar.

Passo 4 (Equipe)

Produzir o primeiro relatório parcial, que consiste em um texto com as reflexões da equipe em relação à leitura realizada, em consonância com o tema da Sociologia. O texto deve ser elaborado em uma página.

ETAPA 2

Esta atividade é importante para que você compreenda os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais da Sociologia da Educação, bem como problematize a questão da relação ensino-aprendizagem.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Assistir o trecho do filme Entre os muros da escola. Sony Pictures, França, 2008. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=DQq2Oj28OAI>. Acesso em: 22 jul. 2013.

Assistir o comentário da crítica de cinema Isabela Boscov sobre o filme Entre os muros da escola, Sony Pictures, França, 2008. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=qVOARX3EKyI>. Acesso em 22 jul. 2013.

Passo 2 (Equipe)

Refletir sobre o trecho do filme e o comentário da crítica de cinema, e estabelecer um contraponto em relação à leitura realizada na etapa 01. Elaborar o segundo relatório parcial, que consiste na produção de um texto de até duas páginas que contenha argumentações em relação às questões: ensino, cultura e sociedade.

Pedagogia - 4ª Série - Fundamentos Sociológicos da Educação

Marciene Aparecida Santos Reis

Pág. 5 de 6

Passo 3 (Equipe)

Observar, refletir e interpretar os quadrinhos abaixo:

Fonte: Disponível em:

<http://www.cbpf.br/~eduhq/html/tirinhas/tirinhas_assunto/sociologia/sociologia.php?pageNum_Recordset1Sociologia=13&totalRows_Recordset1Sociologia=42>. Acesso em: 3 jul. 2012.

Fonte: Disponível em : <http://sociologado.wordpress.com/2011/01/23/63/>. Acesso em: 3 jul. 2012.

Passo 4 (Equipe)

Elaborar o terceiro relatório parcial, em até uma página, com a resposta para a seguinte questão: “Quais são as possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com