TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos Da Educação

Exames: Fundamentos Sociológicos Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos Sociológicos da Educação

Naviraí – MS

2013

Introdução

A palavra sociologia vem da fusão de dois termos: societas, termo em latim que significa sociedade, e logos, termo grego que significa estudo, ciências. Sociologia significa

Significado de Sociologia e suas contribuições para a educação

A palavra sociologia vem da fusão de dois termos: societas, termo em latim que significa sociedade, e logos, termo grego que significa estudo, ciência. Sociologia significa o estudo cientifico da sociedade, o estudo das formas de convivência humana. A sociologia estuda as relações sociais e a forma de associação. É uma ciência que estuda a sociedade por meio da observação do comportamento humano.

Foi um emitente pensador francês chamado Auguste Comte, o qual designou a sociologia como ciência da sociedade. Depois de Comte, veio outros clássicos da sociologia como: Émille Durkheim, Karl Max e Max Weber.

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo oque se relaciona o homem, e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.

Sociologia são o estudo e conhecimento dos agrupamentos humanos e das leis que os regem, ciência dos fenômenos sociais, ou seja, a sociologia é responsável por pensar o desenvolvimento humano e o processo de interação entre seus vários grupos.

Para compreender a sociologia no âmbito escolar é preciso que se entenda o que vêm a ser sociologia da educação. A educação é uma das grandes responsáveis pela transformação do ser humano e essa transformação passa do indivíduo para um contexto social, porque a partir do momento da transformação individual essa transformação se refletirá no meio social, sendo assim a educação torna-se importante meio de emancipação do homem, levando-o a uma participação mais ativa na sociedade e a tornar-se autônomo e com isso torna possível grandes mudanças sociais, assim sendo a educação é um instrumento capaz de preparar e modificar o futuro não só do homem, mas também ajudar na construção de um ideal coletivo que levará a importantes mudanças sociais.

Quando compreendemos a construção de condutas dentro do complexo contexto social nos tornamos capazes de posturas mais abrangentes e criticas com relação ao mundo que nos cerca.

Entre os muros da escola

O filme “Entre os muros da escola”, trata de uma questão bastante pertinente, diante da busca dos professores pela melhor maneira de alcançar os alunos, considerando muitas vezes, a falta de interesse e indisciplina dos mesmos.

A prática pedagógica exige constante renovação. Se considerarmos os apelos e os estímulos aos quais estão expostos os nossos alunos, devemos então procurar formas criativas de conseguir seu interesse e atenção, seja por meio de estímulos visuais, ou tecnológicos, a ação do professor é indispensável, desde que ele considere a realidade de sua clientela, bem como os aspectos sociais e culturais desta, a fim de formar cidadãos pensantes, críticos e atuantes na sociedade em que vive.

No filme, professores se deparam com uma situação bastante difícil, envolvendo alunos (adolescentes) de periferia, sendo eles de culturas diferentes (africanos e asiáticos). A situação em si já gera conflitos, culturais, preconceitos e racismo. Diante disso, os professores tentam encontrar uma maneira de resolver tais conflitos. Isso exige grande comprometimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com