TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos Da Educação

Trabalho Escolar: Fundamentos Sociológicos Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  197 Visualizações

Aula-tema 3: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber

A educação, constituída por um caráter institucional, racional e burocrático,impede que os alunos tenham uma liberdade maior na construção do conhecimento,eles ficam presos a um treinamento.Para Max Weber,o professor parece desempenhar um papel de treinador,impedindo assim,que o aluno tenha acesso a mais conhecimento.

Na educação burocrática, o professor treina seus alunos para fazer parte da sociedade moderna, obrigando o ser humano limitar suas opções,e busca treinar os alunos para finalidades práticas úteis à administração,tanto na organização das autoridades públicas,quando nos escritórios,oficinas,dentre outros.

O processo de burocratização e racionalização da sociedade moderna atinge o conjunto de relações sociais e instituições.O processo de especialização transforma todas as atividades humanas em atividades especializadas e a formação especializada se torna uma necessidade,atingindo o processo educacional.

Durante a minha formação escolar os educadores transmitiam o conhecimento deles para os alunos,através desse conhecimento pude adquirir o saber.Cada educador tem uma forma de trabalhar em sala de aula,o comportamento de cada um é diferente.

No Ensino Médio,alguns professores treinavam a sala para prestarem vestibulares,mas não era todos que prestariam um vestibular,para muitos foi muito bom essa preparação,pois isso faz parte da realidade de várias pessoas hoje em dia.Outros professores,impediam que os alunos tivessem liberdade de adquirir novos conhecimentos e esse comportamento limitava o nosso conhecimento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com