TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos Da Educação

Exames: Fundamentos Sociológicos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 3

“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho

1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

A educação, constituída por um caráter institucional e burocrático, impede

que os estudantes tenham uma liberdade maior de construção do con hecimento, presos como estão a uma espécie de treinamento. Desse modo, o professor parece desepenhar uma papel de “treinador” e não de “vendedor de verduras”, como Weber mesmo denomina. Um espírito carismático não se sibressai nessa relação, apenas o burocrático-disciplinador.

No entanto ficou caracterizado um modelo de educação dogmática, onde o aluno era “adestrado” a aprender pela técnica repetitiva, da indagação, memorização. Este tipo de aprendizagem era superficial, aprendia para fazer uma avaliação, no entanto muito era cobrado e muito pouco era aprendido.

2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

O objetivo principal da educação é proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive a reflexão. Porem para que isso aconteça, não somente o conteúdo é o bastante, como também a maneira como ele é passado.

O professor ao apresentar o conteúdo, não deve expor sua opinião, porém, se o fizer, deverá ter a honestidade de dizer o que está fazendo. É necessário que ele incentive o aluno a refletir sobre o que foi apresentado e, então adote uma opinião condizente com a sua compreensão. É de grande importancia que o professor se mantenha uma posição “nêutra”.

As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares

1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.

A minha formação escolar foi prejudicada, pelo fato de ser castigado de várias maneiras, sofrendo torturas físicas e psicológicas me desmotivando para continuar os estudos. No entanto o que me deixa feliz é porque superei os obstáculos e voutei a estudar depois de vários anos afastado da escola.

No meu primeiro dia de aula, levantei e fui tomar água, assustei quando a professora me pegou pela orelha, me levou direto para a frente da sala e me pos de joelho até o final da aula. Tudo bem era o meu primeiro castigo, depois vieram os mais simples, ficar com os braços abertos sobre o quadro negro de costa para a sala, ficar sem recreio escrevendo frases pregando a moral, fiquei muito no pátio cantando o hino nacional até o final da aula, castigos que não ajudavam em nada o aprendizado muito menos na disciplina pois quanto mais era castigado mais era indisciplinado me tornava.

2) Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplos.

No primeiro encontro, a professora poderia ter esplanado os métodos disciplináres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com