TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos Da Educação

Casos: Fundamentos Sociológicos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.360 Palavras (10 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 10

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação do professor-tutor Kristiane Rovina

CAMPINAS – SÃO PAULO

2014

Sumário

Introdução 5

Significado de sociologia e suas contribuições para educação 6

Reflexão e comentário sobre o filme Entre os muros da escola 7

Observar, refletir e interpretar os quadrinhos 9

Quais são as possíveis contribuições da sociologia da educação no cotidiano da sociedade atual? 10

“Se agirmos somos responsáveis pelo que se realiza através de nossa ação; se nos afastamos da ação, somos responsáveis pelo que se não fazemos” 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 15

Introdução

A Atividade Prática Supervisionada de Fundamentos Sociológicos da Educação foi realizada em grupo para estudar e pesquisar os conteúdos de autores que já se tornaram clássicos na área de ciências humanas. Essa atividade nos permitiu a reflexão sobre as perspectiva criada pelas aproximações entre Sociologia e Educação, ampliando um vasto conhecimento em relação à sociologia nas diversas áreas de atuação como: Cotidiana, social, política e educacional.

A sociologia é o estudo do comportamento humano dentro de uma sociedade a qual pertence e de outras sociedades que o circunda. Permeia estudar atitudes comportamentais em várias instancias num contexto social que abrange desde seus primeiros convívios que são: Família, a escola, a igreja, os amigos, o trabalho e a comunidade em que vivem, e sua atuação como cidadão no mundo.

Sociologia da educação investiga e pesquisa as relações, benefícios, controvérsia oriundas através da educação. Ela tem um vínculo muito amplo para transmitir o conhecimento, comportamento, decisões e atitudes de um povo quando analisamos em massa o contingente de pessoas em determinada questões sócio educativa. A educação é a porta de entrada para a “liberdade ou alienação”, na verdade a sociedade é cheia de mitos e tabus, que são heranças culturais de longas e curtas gerações.

Etapa 1 – Primeiro Relatório Parcial

Significado de sociologia e suas contribuições para educação:

A sociologia da educação é a verdade a sociologia que estuda a realidade socioeducativa. Tem como fundadores: Émille Durkheim, Karl Máx e Máx Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma sociologia da educação sistematizada em obras como educação e sociologia. A mesma oportuniza aos seus pesquisadores compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade, que por sua vez, também é resultante da educação. Esclarece compreender e caracterizar a inter-relação do ser humano em sociedade, e a educação é a luz de muitas teorias sociológicas, a sociologia torna um regulador social com âmbito de criar ordem no contexto social, manifestando-se como reguladora dessa moral. Diz que socializar é mesmo que educar, ou seja, inserir os meios sociais que rodeiam o indivíduo diante da sociedade como todo.

Sua contribuição diante da sociologia torna-se obrigatória, mostrando a fecundidade de análise histórica, em seus estudos e pesquisas, mediante da compreensão qualitativa dos relativos processos sociais e históricos. Com base em grandes fontes histórica as relações entre o meio urbano e rural(agrário) e acumulo de capital adquirido pelas grandes cidades por meios das relações sociais de massa; lembremos que uma das mais importantes categorias de análise neste estudo sociológico é a desigualdade social ,diante dessa definidora sociedade capitalista moderna. ‘A sociedade é concebida como essencialmente harmoniosa, intermediando a integração de seus membros” (SAVIANE, 2008 P.4)

Segundo Bourdieu (2002) e outros sociólogos maior contribuição da educação foi denunciar o papel legitimador da desigualdade social que assume a escola em nossa sociedade. Ou seja, é necessário compreender que a não tem apenas o papel de formação dos sujeitos sociais, uma formação comprometida com as formas organizadas da sociedade, como papel dominante social. A escola em seus deveres, é formar os sujeitos sociais. Exerce um grandioso papel político nesta formação, no foco de seu comprometimento. Com relação à reprodução ideológicas, trazendo uma proposta transformadora para educação, mas do que uma realidade existente. A sociologia abrange várias áreas, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia politica, sociologia do trabalho, sociologia jurídica e sociologia familiar, etc.

Etapa 2 – Segundo Relatório Parcial

Reflexão e comentário sobre o filme.

Filme: Entre os muros da escola.

Relata e mostra a realidade do âmbito escolar francesa mesmo em países de 1º mundo, ou seja , desenvolvidos. As dificuldades encontradas por professores são idênticas e reais. O filme retrata uma sala sem disciplina que gera muitos conflitos. Devido o descaso aparente pela gestão escolar, os alunos não mostram maior interesse pelo sistema educacional de aprendizagem que a escola oferece. Os alunos sentem-se fora de sua realidade sociocultural.

O contexto escolar mostrado no filme visualiza uma sala de aula mista de: etnias, crenças e estilos (sociedade) mostrando, as desigualdades sociais entre os muros da escola. Os professores reúnem-se para dialogar durante um conselho de classe, se aprovam ou não alguns alunos indisciplinados, causando divergência entre os professores por terem, pontos de vista diferente sobre como avaliar um aluno. O professor François Marin é apaixonado por sua profissão como mostra no filme, mesmo com as dificuldades de ensinar, ele aborda questões positivas para a aprovação dos alunos que estão em pauta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com